Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31705

Comparte esta pagina

Título : Astronomia: uma ferramenta motivacional para o estudo da física mecânica no ensino médio
Autor : FARIAS, Ricardo da Silva
Palabras clave : Física (Ensino médio); Didática (Ensino médio); Astronomia – Estudo e ensino – Caruaru (PE); Motivação na educação – Caruaru (PE); Professores de física – Caruaru (PE); Mecânica
Fecha de publicación : 29-nov-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Esta dissertação apresenta uma proposta no ensino da Física, que visa despertar o interesse por esta disciplina através de sequência didática com temas relacionados à Astronomia. Apresenta-se um panorama da realidade enfrentada pelos estudantes em relação às Ciências Exatas e, em específico, à Física. A pesquisa desenvolvida está baseada no método de mapas conceituais, campos conceituais e na proposta de transposição didática no ensino da Física, realizada em sala de aula com estudantes da primeira série do ensino médio, apoiadas no levantamento histórico da importância deste tema e suas justificativas. Foram elaboradas atividades curtas investigativas em sala de aula, de maneira contextualizada, incluindo a utilização de ferramentas, tais como vídeos e conteúdos abordados em aula de campo. Além da aplicação de avaliações tradicionais por unidade, e das Olimpíadas Pernambucanas de Astronomia e Física. Com a aplicação desta metodologia verificou-se uma melhora no entendimento da disciplina. Desta forma este método proporcionou aos estudantes uma aprendizagem efetiva e geradora de significados, estimulando-os numa busca ao conhecimento, colaborando na formação de estudantes questionadores e investigadores.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31705
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ricardo da Silva Farias.pdf10,6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons