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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31774

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Título: O impacto das ações discursivas em nível argumentativo no desempenho de tutores na resolução de problemas dentro da metodologia ABP-Aprendizagem Baseada em Problemas
Autor(es): SILVA, Ana Carla da
Palavras-chave: Análise do discurso – Caruaru (PE); Professores – Formação – Caruaru (PE); Prática de ensino – Caruaru (PE); Aprendizagem baseada em problemas – Caruaru (PE); Ensino – Metodologia; Ciência – Estudo e ensino – Caruaru (PE)
Data do documento: 20-Fev-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O presente trabalho focalizou no aprofundamento dos estudos a respeito da interface entre a ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas e a argumentação em sala de aula com foco no papel do professor (tutor) através de suas ações discursivas em nível argumentativo. Tomamos como referência para embasar este estudo, teóricos que sinalizam e reforçam a importância da introdução de práticas pedagógicas, essencialmente, argumentativas para a construção crítica e reflexiva do conhecimento científico. Além disso, abordamos determinadas ações discursivas (pragmática, argumentativa e epistêmica), bem como propósitos epistêmicos que criam condições para o surgimento de argumentação e promoção da aprendizagem. Por entendermos que a estrutura da ABP apresenta potencialidades que subsidiam a implementação da argumentação por permitir que se desenvolva um clima de interação entre os pares e entre aluno-professor podendo levar a criação/negociação de ideias (prós e contras) durante a resolução de problema se configurou como o cenário de intervenção. Esta pesquisa contou com uma abordagem de cunho qualitativo e quantitativo e a fonte de dados foi proveniente da resolução de um problema por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), nível de graduação (alunos participantes) e mestrado (tutores), do Centro Acadêmico do Agreste (CAA/UFPE). Através das análises dos dados foi possível compreender como a atuação do tutor em sala de aula, por meio de determinadas ações discursivas, pode auxiliar na emergência e manutenção da argumentação dentro de uma metodologiado tipo ABP bem como no desenvolvimento de habilidades e raciocínios próprios das ciências. Dessa forma concluímos que a metodologia ABP, embora apresente uma organização pautada em princípios dialógicos, não é suficiente para engendrar movimentos argumentativos por si só e, portanto, a preparação do tutor para conduzir essa metodologia, isto é, o seu conhecimento da prática argumentativa em sala aula faz muita diferença no que se refere a estimulação e manutenção do debate entre os alunos, principalmente, no desenvolvimento de indicadores de alfabetização cientifica para a promoção da aprendizagem , quando comparado com um tutor sem esse domínio.
Descrição: RODRIGUES, Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro também é conhecida em citações bibliográficas como: DE CHIARO, Sylvia
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31774
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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