Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31776
Share on
Title: | Ensino por investigação: uma proposta metodológica para atividades formativas de professores de química em uma escola de Caruaru-PE |
Authors: | CALDAS, Luiz Henrique Menezes |
Keywords: | Ensino - metodologia; Aprendizagem ativa - Caruaru (PE); Prática de ensino – Caruaru (PE); Química (Ensino médio) |
Issue Date: | 28-Feb-2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | As dificuldades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem de Química têm sido sinalizadas pelo desinteresse e apatia dos discentes que podem estar relacionados com as dificuldades para o entendimento dos modelos científicos que, geralmente, fundamentam esta ciência. Deste modo, é imprescindível que se leve em consideração os caminhos alternativos como auxílio da prática no contexto escolar em que os docentes atuam, buscando, assim, repensar os cursos de formação inicial e continuada de professores. Sendo assim, o ensino por investigação apresenta-se como uma alternativa ao ensino de ciências, pois favorece a problematização do conteúdo, fazendo com que o educando interaja com o objeto de estudo. O presente trabalho objetivou analisar como a utilização da abordagem baseada no Ensino por Investigação contribui na ressignificação de conceitos e atitudes de docentes de Química em uma escola pública em Caruaru – Pernambuco. A pesquisa se trata de um estudo de caso com abordagem qualitativa em que os dados foram coletados através da gravação dos áudios das entrevistas e das gravações em vídeo da atividade formativa. Sendo analisados segundo a análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados demonstraram que nenhum dos sujeitos possui formação específica em Química e que suas práticas pedagógicas são baseadas em um ensino tradicionalista. Com relação às concepções acerca das formações continuadas, os docentes consideram de extrema importância, porém, apresentaram críticas com relação à baixa frequência destes momentos. Sobre as concepções prévias baseado no Ensino por Investigação, verificou-se que apenas um dos participantes já tinha tido o contato com a abordagem, porém, quando questionados sobre o que seria o Ensino por Investigação, todos trouxeram aspectos correspondentes a teoria. A análise do material didático produzido pelos docentes permitiu concluir que apresentam características consideradas importantes nas atividades de caráter investigativo. Com relação às dificuldades e limitações acerca da abordagem de atividades investigativas na sala de aula, os docentes apontaram os seguintes fatores: (i) Tempo das aulas; (ii) Extensão do conteúdo programático e (iii) Ausência da autonomia dos estudantes. Por fim, com relação às contribuições da atividade formativa para sua prática em sala de aula, seus relatos demonstraram que conseguiram perceber e refletir sobre elementos importantes do Ensino por Investigação na abordagem dos conteúdos e consequentemente, aprendizagem doa alunos. Visto que tendem a auxiliar os estudantes na tomada de decisão, análise e entendimento dos fenômenos e suas implicações. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31776 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Luiz Henrique Menezes Caldas.pdf | 4,25 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License