Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3183

Compartilhe esta página

Título: O uso de técnicas de análise emocional como medida da eficiência em jogos digitais: um modelo de análise
Autor(es): ALMEIDA, Cláudio Santos de
Palavras-chave: Jogos digitais; Avaliação; Análise emocional; Design emocional
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Santos de Almeida, Cláudio; Ferreira da Costa Campos, Fábio. O uso de técnicas de análise emocional como medida da eficiência em jogos digitais: um modelo de análise. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: O presente trabalho propõe uma solução ao problema de avaliar a eficácia de um jogo digital, durante o seu uso. Para isso usa uma técnica de coleta de dados baseada na medição da resposta emocional dos jogadores. Essa técnica provém de pesquisas oriundas do campo da neurobiologia e da psicologia das emoções (DAMÁSIO, 1994; EKMAN, 2003). A pesquisa visa, a partir da análise das emoções de jogadores durante uma partida de jogo digital, obter informação sobre a eficácia do produto em sua função de entretenimento. Verifica se a técnica empregada é válida para a coleta de dados sobre jogos digitais em relação à satisfação do jogador, usada como variável dependente. Verifica também a existência de emoções relacionadas com a prática do ato lúdico, analisando sua freqüência. O resultado comprova a possibilidade de uso da técnica de análise de micro-expressões faciais ao objetivo pretendido e a possibilidade de uma relação entre a eficácia do jogo digital e a emoção conhecida como surpresa
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3183
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2193_1.pdf842,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons