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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31885

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Título: Coordenação em modelos de processos de negócio: fragmentos em BPMN para promover a qualidade da informação
Autor(es): LOPES, Charlie Silva
Palavras-chave: Modelagem de processos de negócio; Teoria da coordenação; Qualidade da informação
Data do documento: 8-Jun-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Qualidade da informação (QI) é um recurso essencial para execução de atividades em processos de negócio. O conceito de qualidade tem característica multidimensional. Especificamente em relação à informação, a qualidade pode ser definida como um conjunto de dimensões que satisfazem às expectativas e características essenciais de um produto, serviço ou processo. Como recurso, a informação precisa ter qualidade, fato que exige mecanismos de coordenação para seu gerenciamento. O que se observa é que apesar de gestores e projetistas reconhecerem o impacto que as informações exercem sobre os negócios, não há preocupação em modelar a coordenação necessária para promover a QI em modelos de processos de negócio. Em decorrência disso, criam-se modelos com baixa qualidade que, em caso extremo, podem levar uma organização ao fracasso. A proposta desta pesquisa, pautada no paradigma do Design Science, consistiu na criação de mecanismos de coordenação, ou seja, fragmentos de modelos de processos de negócio reutilizáveis, desenhados em BPMN, que contemplem dimensões de QI, a saber: disponibilidade, completude, acurácia e consistência. A solução proposta foi validada por um grupo de 37 especialistas em processos de negócio por meio de um questionário baseado no modelo de aceitação de tecnologia (TAM). Como resultado da avaliação dos fragmentos, 84,6% dos especialistas favoráveis à necessidade de se promover QI na fase de modelagem de processos concordam parcial ou totalmente que o uso dos fragmentos é factível.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31885
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