Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32112

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Lúcia Leitão-
dc.contributor.authorVIDAL, Thaís Assis-
dc.date.accessioned2019-09-02T19:37:03Z-
dc.date.available2019-09-02T19:37:03Z-
dc.date.issued2017-09-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32112-
dc.descriptionSANTOS, Lúcia Leitão, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEITÃO, Lúciapt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa e problematiza as noções sobre cidade criativa, a partir do entendimento do mercado de cinema no Recife. O tema, de extrema importância, passou a ser debatido mais fortemente nos últimos 20 anos, a partir da ascensão do conceito de economia criativa, em fins dos aos 1980, que revisita a dicotomia entre cultura e economia na busca de novas soluções para a relação entre os setores. A discussão chegou no Brasil de um forma pouco crítica e fortemente eurocêntrica, confluindo questões que perpassam a globalização, a indústria cultural e o planejamento urbano, mas desconsiderando problemáticas históricas do crescimento das grandes cidades brasileiras. A partir de uma análise teórica, investiga três eixos principais: a relação entre desenvolvimento urbano e mercado; a relação entre cultura e mercado, desde a indústria cultural; e a relação entre cultura e cidade. Sob uma análise do perfil da produção de cinema independente contemporâneo no Recife, as conclusões apontam para uma desconstrução da noção de cidade criativa no cenário local.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCidade criativapt_BR
dc.subjectEconomia criativapt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento urbanopt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleRelações entre cultura e mercado no ambiente urbano: uma discussão sobre a noção de cidade criativa a partir do cinema independente no Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7056883924860206pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0190250269877536pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxThe present work analyses and problematizes the notions about creative city, trough the understanding of the film market in Recife. Studies in this area, extremely important, had increase more strongly in the last twenty years, since the rise of the concept of creative economy, in the late 1980s, which revisits the dichotomy between culture and economy in the search for new solutions to the relationship between sectors. The discussion arrived in Brazil in an uncritical and strongly Eurocentric way, converging issues related with globalization, cultural industry and urban planning, but without considering historical problems of the growth of large Brazilian cities. Based on a theoretical analysis, it investigates three main axes: the relationship between urban development and market; the relationship between culture and market, since the cultural industry; and the relationship between culture and city. Under an analysis on the profile of contemporary independent film production in Recife, conclusions point to a deconstruction of the notion of a creative city in the local scene.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thaís Assis Vidal.pdf660,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons