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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32116
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Título: | Aspectos de resiliência apresentados por licenciandos no âmbito do estágio supervisionado e a relação com o professor como fortalecedor deste processo |
Autor(es): | SANTOS, Cíntia Rafaela Oliveira |
Palavras-chave: | Resiliência (Traço da personalidade) (Pernambuco); Programas de estágio (Pernambuco); Professor e alunos (Pernambuco); Professores – Formação (Pernambuco); Educação (Pernambuco); Currículos (Pernambuco) |
Data do documento: | 18-Out-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Neste estudo, pesquisamos sobre aspectos de resiliência apresentados por licenciandos no âmbito do estágio supervisionado e a relação com o professor como fortalecedor deste processo, foi desenvolvido em um curso superior de licenciatura do agreste pernambucano, com estudantes de Estágio supervisionado I e a professora titular da disciplina. Investigamos aspectos de resiliência apresentadas pelos estagiários e conhecemos a percepção dos pares da relação professor-aluno no fortalecimento da resiliência. Consideramos a resiliência como capacidade humana desenvolvida através de processos dinâmicos, de superar adversidades de forma positiva, sendo atingido por elas, mas não se deixando sucumbir. Para fomentar o caminho de nosso estudo, realizamos uma caracterização do Estágio Supervisionado e buscamos as concepções acerca da resiliência: origens e aplicações do conceito, a distinção entre resiliência e a invulnerabilidade, adentramos na discussão sobre a resiliência como traço inato ou processo dinâmico, discutimos os mecanismos de risco, de proteção, as características de resiliência e por fim, a resiliência educação: discutindo os papeis da relação do estudante com o professor. A pesquisa se enquadra em uma investigação mista, de implementação sequencial explanatória, assim, optamos pelos instrumentos: questionário estruturado, tipo escala Likert para conhecer o grau de resiliência, respondido pelos estudantes e um questionário aberto para conhecer as percepções dos estudantes e de sua professora, sobre a relação suas relações. Participaram 37 estudantes na primeira etapa da coleta de dados e na segunda etapa, permaneceram 32 estudantes (Dos trinta e sete iniciais) e 1 professora. A análise, foi baseada no corpo de conhecimentos da área de resiliência, buscando perceber as características resilientes expressas nas respostas dos estudantes e ainda se a relação com a professora, atuava como fortalecedora da resiliência de seus estudantes. Os aspectos de resiliência identificados nos estudantes foram: capacidade de estabelecer vínculos, capacidade de estabelecer metas futuras e motivação pessoal, sentido da vida ou da profissão, adaptabilidade e flexibilidade, autoestima, autodisciplina, autocontrole, real dimensão dos problemas, buscar estratégias para sua resolução. Sobre a relação professor-aluno consideramos positiva no sentido de fortalecer a resiliência dos estudantes para o desenvolvimento das atividades inerentes da profissão e o desenvolvimento pessoal dos mesmos. Por fim, nas considerações finais apresentamos visões e revisões dos achados, ressignificando os papeis da Educação, Currículo das licenciaturas, Estágio Supervisionado, Relação professor-aluno e os rumos necessários para uma educação resiliente. |
Descrição: | SANTOS, Cíntia Rafaela Oliveira, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: OLIVEIRA, C. R. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32116 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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