Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32128
Share on
Title: | Atividades experimentais realizadas a partir de um kit multifuncional desenvolvido com materiais de baixo custo |
Authors: | SILVA, Erik Cordeiro da |
Keywords: | Material didático - São Lourenço da Mata (PE); Aprendizagem ativa - São Lourenço da Mata (PE); Física - Experiências |
Issue Date: | 30-Nov-2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O tema deste trabalho nasceu de uma necessidade de mudança na forma como as atividades experimentais são abordadas nos laboratórios das escolas de ensino médio. Para que essa mudança ocorra, foi criado um kit multifuncional confeccionado com materiais de baixo custo, com o intuito de ampliar os campos conceituais de determinados tópicos da física, em parceria com as atividades experimentais investigativas. Assim, criou-se uma turma piloto com sete estudantes da Escola Conde Pereira Carneiro para testarem os sete experimentos propostos com a utilização do kit multifuncional. Em cada encontro, os estudantes formavam as duplas ou grupos e recebiam um guia experimental, onde inicialmente uma situação problema era proposta e correlacionada ao conteúdo do experimento, para que, em seguida, realizassem o experimento utilizando o kit multifuncional. Os resultados quantitativos, extraídos dos experimentos, mostram que é viável a utilização do kit em sala de aula ou em qualquer ambiente escolar. Em relação ao resultado qualitativo, realizou-se após seis meses do término dos testes com o kit uma pesquisa de investigação de conhecimentos sobre o experimento momento de uma força, com os sete estudantes que haviam participado da turma piloto e com outros sete que não haviam participado da tal turma, e o resultado mostrou que houve aprendizagem significativa no grupo de estudantes da turma piloto. Presumi-se que, tal resultado poderia ter sido constado também nos outros experimentos, caso fossem investigados. Portanto, as aulas experimentais com o kit multifuncional proporcionaram a aprendizagem de alguns conceitos da física, e assim, foi possível deixá-los menos abstratos, e mais próximos do cotidiano do estudante, tornando o aluno um agente ativo de sua aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32128 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Ensino de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Erik Cordeiro da Silva.pdf | 5,41 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License