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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32225

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Emanuela Sousa-
dc.contributor.authorGOMES JÚNIOR, José-
dc.date.accessioned2019-09-04T18:40:34Z-
dc.date.available2019-09-04T18:40:34Z-
dc.date.issued2018-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32225-
dc.description.abstractAo despender parcela considerável da sua despesa nas contratações públicas, aproximadamente 15% do Produto Interno Bruto (PIB) e com o poder de fomentar mercados e transformar setores produtivos, o Estado brasileiro exerce papel de destaque como um dos principais atores dentro do contexto do desenvolvimento sustentável, na medida em que busca um padrão de consumo cada vez mais racional. Nesse sentido, o presente trabalho analisa a efetividade dos critérios de sustentabilidade, nas contratações públicas sustentáveis realizadas na Superintendência de Administração da Advocacia-Geral da União no Estado de Pernambuco, em vigência no ano de 2017. Os critérios de sustentabilidade que são inseridos no termo de referência, instrumento que norteia a contratação na fase inicial de planejamento, apenas causam o impacto desejado pelo Estado na busca por um padrão de consumo mais sustentável, se houver eficiência na execução contratual, com a devida fiscalização destes critérios. Para tanto, a análise se fundamenta em uma metodologia qualitativa, por meio de pesquisas documentais e entrevistas com os fiscais de contrato, para verificação do nível de inserção dos critérios de sustentabilidade nas contratações realizadas pela Superintendência de Administração em Pernambuco (SAD/PE) e sua efetiva cobrança por parte destes fiscais durante a execução contratual. O trabalho constatou que, de 2011 a 2016, houve um aumento gradativo de inserção dos critérios de sustentabilidade nas contratações realizadas pelo órgão, chegando a totalidade das contratações nos anos de 2015 e 2016. Entretanto, apesar de conseguir atingir o seu objetivo, ao inserir critérios de sustentabilidade em todas as suas contratações, estes mesmos critérios apresentam algumas imperfeições que dificultam a sua aplicação de forma eficiente, entre as quais, a falta de mecanismos de cobrança, a falta de objetividade da maioria destes critérios e a reprodução literal da lista não taxativa de práticas de sustentabilidade do artigo 6º da Instrução Normativa nº 01, de 19 de janeiro de 2010 do Ministério do Planejamento. Por fim, embora os resultados obtidos na pesquisa não refletirem o objetivo perseguido pelo Estado, vale ressaltar que a temática da sustentabilidade nas contratações públicas ainda se encontra em estágio inicial de implementação, o que revela um extenso caminho a ser percorrido pelo Estado brasileiro, na busca por um padrão de consumo mais sustentável.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContratações públicas sustentáveispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectCritérios de sustentabilidadept_BR
dc.titleA efetividade dos critérios de sustentabilidade nas contratações públicas sustentáveis vigentes em 2017: o caso da Superintendência de Administração da Advocacia-Geral da União em Pernambucopt_BR
dc.title.alternativeA efetividade dos critérios de sustentabilidade nas contratações públicas sustentáveis: o caso da Superintendência de Administração em Pernambuco da Advocacia-Geral da Uniãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0569436509430631pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5058999330254035pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThe Brazilian State plays a prominent role as one of the main players in the context of development sustainable, by spending a considerable part of its public contracting expenditure, approximately 15% of the Gross Domestic Product (GDP) and with the power to foster markets and transform productive sectors, as it seeks an increasingly rational consumption pattern. In this sense, the present study analyzes the effectiveness of the sustainability criteria in the sustainable public contracting carried out in the Superintendence of Administration of the General Advocacy of the Union in the State of Pernambuco, in effect in the year 2017. The sustainability criteria that are inserted in the term of reference, an instrument that guides hiring in the initial planning phase, only cause the desired impact by the State in the search for a more sustainable consumption pattern, if there is efficiency in the contractual execution, with the proper inspection of these criteria. To do so, the analysis is based on a qualitative methodology, through documentary surveys and interviews with contract inspectors, to verify the level of insertion of sustainability criteria in the contracting carried out by the Superintendence of Administration in Pernambuco (SAD/PE) and their effective collection by these inspectors during the contractual execution. The study found that, from 2011 to 2016, there was a gradual increase in the insertion of sustainability criteria in the hirings carried out by the agency, reaching the total number of hirings in the years 2015 and 2016. However, despite achieving its objective, by inserting sustainability criteria in all of its contracting, these same criteria present some imperfections that impede its efficient application, among them, the lack of collection mechanisms, the lack of objectivity of most of these criteria and the literal reproduction of the list of sustainability practices of Article 6 of Normative Instruction nº 01, dated January 19, 2010 of the Ministry of Planning. Finally, although the results obtained in the research do not reflect the objective pursued by the State, it is worth emphasizing that the sustainability theme in public contracting is still in its initial stage of implementation, which reveals an extensive path to be followed by the Brazilian State, a more sustainable consumption pattern.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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