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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32287

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPRESSER, Nadi Helena-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Wilka Mayra Ferreira Gomes-
dc.date.accessioned2019-09-05T21:32:16Z-
dc.date.available2019-09-05T21:32:16Z-
dc.date.issued2018-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32287-
dc.description.abstractAnalisa o conteúdo informacional referente às manifestações dos egressos sobre sua formação nos cursos de graduação na modalidade presencial nas unidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Nos seus objetivos específicos, examina a situação dos egressos em relação à empregabilidade e em relação à educação continuada, e identifica o que os egressos reconhecem como boa estrutura curricular. É objeto de estudo o conteúdo informacional oriundo dos questionários respondidos pelos diplomados dos cursos de graduação presenciais oferecidos pela UFRPE na Sede, e em suas Unidades Acadêmicas de Garanhuns (UAG) e Serra Talhada (UAST). Tão logo se formem, os graduados são convidados a responderem um questionário por e-mail, pelas mídias sociais, bem como pela disponibilidade permanente de um link que dá acesso ao questionário no site institucional da universidade. O período de análise compreende os anos de 2012 até 2017. No referido período foram diplomados 7.702 estudantes nos cursos de graduação presenciais, dos quais total de 2.377 discentes responderam os questionários. Pesquisa de natureza aplicada e documental, pois os questionários semiestruturados preenchidos pelos egressos no período de 2012 até 2017 se constituíram como principal fonte de coleta de dados. Dos 53 cursos analisados, 22 contribuíram com 80,40% dos respondentes, enquanto 31 cursos com 19,60%. Portanto, as inferências que foram realizadas ao longo do trabalho refletiram, principalmente, as características e atributos dos cursos mais representados e não necessariamente as de todos os cursos da UFRPE. Em relação à empregabilidade, embora a maioria informou estar preparada ou razoavelmente preparada para o mercado de trabalho, apenas 32,18% do total afirmaram estar desempenhando suas atividades profissionais nas suas áreas de formação. A análise do conteúdo informacional referente às manifestações dos egressos suscitou questões complexas relativas às concepções sobre educação, sugerindo uma reflexão de alcance mais amplo e profundo no âmbito da comunidade acadêmica da UFRPE sobre a dicotomia que se criou entre ciência dita pura e ciência dita aplicada, que tem raízes antigas e, em consequência, quanto à separação que se constrói entre a teoria e a prática na dinâmica educacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectMatriz curricularpt_BR
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.titleConteúdo informacional gerado nas pesquisas com os egressos diplomados nos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2853582587407321pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7300520149420928pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis study analyzes the content informational regarding the manifestations of the graduates about his/her formation in the degree courses in the modality presential in the units of Rural Federal University of Pernambuco. More specifically, it analyzes the situation of the graduates in relation to the employability and to the continuous education and it identifies what the graduates recognize as good it structures curricular. There is object of study the informational content from the questionnaires answered by the graduates of the graduation courses offered by the UFRPE’s head office, and in its Academic Units of Garanhuns (UAG) and Serra Talhada (UAST). As soon as they are formed, the graduates are invited to answer a questionnaire by e-mail, by social media and by the permanent availability of a link that gives access to the questionnaire on the institutional site of the university as well. The analysis period understands the years of 2012 to 2017. In referred him period were graduated 7.702 students in the degree courses witness, but a total of 2.377 students answered the questionnaires. Applied and documentary research, the questionnaires semi-structured filled out by the graduates were constituted as main source of collection of data. Of the 53 analyzed courses, 22 contributed with 80,40% of the respondents, while 31 courses, only, with 19,60%. Therefore, the inferences that were accomplished along the work contemplated, mainly, the characteristics and attributes of the courses more acted and no necessarily the one of all of the courses of UFRPE. In relation to the employability, although most informed to be prepared or reasonably prepared for the job market, only 32,18% of the total affirmed to be carrying out their professional activities in his/her formation area. Therefore, that would be the only portion capable to evaluate if he/she sweats academical formation was really appropriate for the professional acting in his/her formation area. analysis of the content informational regarding the manifestations of the graduates raised relative complex subjects to the conceptions about education, suggesting a reflection of wider and deep reach in the academic community' of UFRPE extent on the dichotomy that grew up between pure science and applied science, that he/she has old roots and, in consequence, as for the as for the separation that was built between the theory and the practice in the education dynamics.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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