Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32347

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWAECHTER, Hans da Nóbrega-
dc.contributor.authorMOTA, Meiriédna Queiroz-
dc.date.accessioned2019-09-06T17:30:21Z-
dc.date.available2019-09-06T17:30:21Z-
dc.date.issued2018-07-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32347-
dc.description.abstractEsta tese constitui uma investigação sobre a recepção das mensagens de campanhas de educação ambiental criada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco (SEMAS). A análise se propõe a, com base em cartazes que compõem a campanha mencionada e após submetê-la às teorias do Design da Informação, da Persuasão na Comunicação e na Psicologia Social, bem como da Teoria da Ação Racional (TAR) e da Representação Social de Serge Moscovici, inferir como se dá a campanha de educação ambiental e o que se faz necessário para aprimorá-la visando à sensibilização, motivação e mudança de atitude por parte do público a respeito das posturas relacionadas ao meio ambiente e a sustentabilidade. O objeto da investigação é a forma ou manifestação da recepção, quando o sujeito é submetido à mensagem com foco na educação ambiental produzida pela SEMAS. A partir do teste e da análise da recepção, chegamos a constatações que foram testadas por meio de experimento comparativo, baseado nas questões teóricas que alicerçam a hipótese de que os artefatos gráficos que compõem a campanha citada podem ser aprimorados se levadas em consideração a lógica interna à mensagem durante o processo de criação. Ao final da pesquisa, identificamos diretrizes que representam um caminho possível para a configuração de campanhas de educação ambiental.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDesign da informaçãopt_BR
dc.subjectPersuasão na comunicaçãopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectSecretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidadept_BR
dc.titleDesign da informação e sustentabilidade: observação da eficácia das mensagens dos artefatos produzidos para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidadept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3330372568609735pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6115852722430503pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis thesis is an assessment of the people’s reaction to the messages of environmental educational campaign architected by the Environment and Sustainability Department of the State of Pernambuco (SEMAS). The analysis intends to infer, based on posters that constitute the aforementioned campaign, and after submitting it to Information Design, Communication Persuasion, Social Psychology, Rational Action (RAT), and Serge Moscovici’s Social Representation theories, how the environmental education campaign is implemented and what must be done to improve it, focusing on the sensitization, motivation, and attitude change from the public regarding its position towards environmental and sustainability issues. This investigation’s study object is the reception reaction or manifestation when the subject is submitted to the message, focusing on the environmental education generated by SEMAS. The resulting data of this test and of the reception analysis were assessed through a comparative experiment, which was based on the theoretical questions that ground the hypothesis that the graphic artifacts that compose the aforementioned campaign can be improved if the message’s internal logic is improved during the creation process. At the end of the research, we identified guidelines that represent a possible path for the configuration of environmental educational campaigns.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Meiriédna Queiroz Mota.pdf5,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons