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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32352
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Title: | Nenhum a menos na aula de matemática: representações sociais de inclusão de estudantes com deficiência visual e seus impactos na aprendizagem de razões trigonométricas |
Authors: | ALVES, Evanilson Landim |
Keywords: | Educação inclusiva; Deficientes visuais; Representações sociais; Matemática – Estudo e ensino; UFPE - Pós-graduação |
Issue Date: | 8-Aug-2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A quase universalização do Ensino Básico no Brasil promoveu o acesso das pesso-as com deficiência à escola, que deve assegurar a matrícula e garantir a todos con-dições equitativas de aprendizagem. É preciso ir além e superar a dicotomia de uma escola de qualidade para poucos e ineficaz para muitos. O acesso das minorias à escola, dentre essas, os estudantes com deficiência, exigiu nova compreensão da dinâmica escolar, principalmente, no sentido de ser um espaço que busca a garantia de direitos. É por esse caminho que a escola do século XXI deve seguir, sem que nenhum estudante fique para trás, por falta de acesso à sua linguagem. Diante des-se quadro, surgiu o nosso interesse por buscar resposta à questão: de que maneira a instituição escolar está compreendendo a inclusão nas aulas de Matemática dos estudantes com deficiência, em particular, dos estudantes com deficiência visual, e como essa compreensão pode afetar o ensino e a aprendizagem das razões trigo-nométricas? Dessa forma, a presente investigação foi organizada em dois estudos, a saber: Estudo 1 e Estudo 2. No Estudo 1, o propósito foi apreender e analisar as representações sociais de aprendizagem de pessoas com deficiência por estudantes e professores. Nessa etapa da pesquisa, recorreu-se à Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003) na perspectiva da Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 2000). A coleta dos dados deu-se por meio de um teste de associação livre, do qual participaram 1.008 estudantes sem deficiência, 22 estudantes com deficiência, 147 professores de disciplinas diversas e 167 professores de Matemática. No Estudo 2, analisou-se como estudantes cegos matriculados no Ensino Médio podem apropriar-se dos conceitos de razões trigonométricas: tangente, seno e cosseno. Para tal, foi vivenciada com seis estudantes cegos, uma proposta de ensino desses conceitos elaborada com base na Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1996). Os resultados apontaram que as intempéries e dificuldades identificadas na escola ain-da são utilizadas como justificativas ao fato de os estudantes com deficiência co-mumente evidenciarem desempenho inferior aos demais, sobretudo, em Matemáti-ca. Professores e colegas de classe desses estudantes apresentaram compreen-sões mais positivas do que aquelas identificadas ao longo da trajetória educacional das pessoas com deficiência. Entretanto, reconheceram as limitações da escola e os embaraços que têm dificultado a aprendizagem Matemática de todos os estudantes da classe. Entretanto, estamos a caminho de uma escola na qual todos aprendam, uma escola que não considere normal deixar pessoas para trás e se conforme ape-nas com as conquistas de uns em detrimento do fracasso de outros. Os efeitos das representações sociais sobre o fenômeno da deficiência no ensino e na aprendiza-gem das razões trigonométricas acentuaram que as dificuldades mencionadas com-prometem a aprendizagem do estudante cego, principalmente, pela falta de condi-ções da escola à educação equitativa. Por outro lado, as representações sociais vin-culadas historicamente à exclusão parecem perder força, sobretudo, na compreen-são das novas gerações. Apesar do esforço de grande parte dos professores, a in-clusão só será efetivada, de fato, a partir de maior envolvimento de toda a comuni-dade escolar e também, com a implementação de políticas públicas eficientes. Des-se modo, uma escola com nenhum a menos na aula de Matemática exige atenção e empenho de toda a comunidade escolar. |
Description: | ALVES, Evanilson Landim, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LANDIM, E. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32352 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Educação |
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