Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32371

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWAECHTER, Hans da Nóbrega-
dc.contributor.authorLÓCIO, Leopoldina Mariz-
dc.date.accessioned2019-09-09T17:24:27Z-
dc.date.available2019-09-09T17:24:27Z-
dc.date.issued2018-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32371-
dc.descriptionLÓCIO, Leopoldina Mariz, também é conhecida em citações bibliográficas por: MARIZ, Leopoldina-
dc.description.abstractBuscando contribuir para um maior conhecimento da história do design pernambucano, a presente dissertação tem como objetivo analisar as capas da Revista de Pernambuco produzidas entre os anos de 1924 a 1926 por Heinrich Moser (Munique 1886 - Recife 1947). Através de uma revisão bibliográfica, apresentamos, inicialmente, o contexto histórico e sociocultural em que o artista viveu e produziu os artefatos analisados. Em seguida, a partir de pesquisadores da área, fundamentamos a metodologia de análise gráfica realizada cuja finalidade era evidenciar como estes artefatos foram projetados, suas características formais, linguagem visual, temáticas e as técnicas utilizadas na época. No último capítulo discutimos os resultados desta análise. Observamos haver nestas capas um planejamento visual aliado ao assunto a ser informado. Este tipo de planejamento se evidencia nas formas escolhidas para articular a imagem no espaço. Notamos que Moser possuía características específicas de um artista com formação acadêmica capaz de se expressar através de variados estilos e sabendo utilizar de forma competente diversos recursos visuais como estratégia de comunicação. A análise ainda evidenciou que o artista possuía consciência clara do uso da linguagem gráfica além de conhecimento da técnica de impressão utilizada em sua época. Os artefatos analisados revelam, portanto, que Moser deve ser assim reconhecido como um dos precursores do design brasileiro por sua contribuição à indústria gráfica pernambucana.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemória gráficapt_BR
dc.subjectHeinrich Moserpt_BR
dc.subjectCapas de revistapt_BR
dc.titleHeirinch Moser: memória gráfica através das capas da Revista de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9153142190441301pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6115852722430503pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxIn order to contribute to a better knowledge of the history of Pernambuco graphic design, this Master´s thesis analyzes the Revista de Pernambuco covers produced between 1924 and 1926 by Heinrich Moser (Munich 1886-Recife 1947). Initially through a bibliographical review, this thesis presents the historical and sociocultural context in which the artist lived and produced the analyzed artifacts. Afterwards, starting from studies by other researchers of this area, it explains the grounds of the graphical analysis methodology whose purpose was to show how these artifacts were designed, their formal characteristics, visual language, themes and the used techniques. The last chapter discusses the results of this analysis. It was observed that there was in these covers a visual planning associated with the subject to be informed. This type of planning is evident in the forms chosen by the artist to articulate the image in the space. It should be noted that Moser possessed specific characteristics of an artist with an academic background able of expressing himself through a variety of styles, also knowing how to competently use various visual resources as a communication strategy. Besides, the analysis showed that the artist had a clear conscience of the use of the graphic language aptly mastering the printing technique available at his time. The artifacts analyzed reveal, therefore, that Moser should be recognized as one of the forerunners of Brazilian design for its contribution to the graphic industry in Pernambuco.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Leopoldina Mariz Lócio.pdf10,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons