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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32399

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Título: A produção argumentativa em debates críticos em sala de aula e no WhatsApp : uma pesquisa com estudantes de pós-graduação
Autor(es): VALENÇA, Alisson Michel Silva
Palavras-chave: Psicologia cognitiva; Cognição; Comunicação; Estudantes de pós-graduação; Discussões e debates; WhatsApp (Rede social on-line)
Data do documento: 28-Fev-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O presente estudo teve o objetivo de investigar a produção argumentativa por pós-graduandos em contextos de debates críticos em sala de aula e através do WhatsApp. Considerando a argumentação como sendo a atividade cognitivo-discursiva em que os sujeitos desenvolvem movimentos discursivos buscando justificar seus pontos de vista e consideram perspectivas opostas (LEITÃO, 2007). Assim, este estudo foi desenvolvido a partir da participação de 12 alunos na Disciplina de Estudos da Cognição (DEC), um componente curricular de uma pós-graduação em psicologia de uma universidade brasileira que utilizou como recurso pedagógico o moldelo do debate crítico (MDC). Nesse modelo, adaptado para a sala de aula por Leitão (2012), cujo objetivo é desenvolver competências argumentativas e o pensamento crítico-reflexívo, uma disciplina de graduação foi dividida em ciclos temáticos sobre os assuntos curriculares e seus alunos foram separados em três bancadas em que duas delas seriam debatedoras (iriam defender pontos distintos de uma pergunta feita sobre esse tema curricular) e uma seria uma bancada de juízes (iriam avaliar o debate entre essas equipes). Cada ciclo tinha uma estrutura semelhante sendo dividido em (1) introdução ao tópico; (2) retomada do tópico (em que, com ajuda de monitores, os alunos eram preparados para o debate; (3) debate e (4) fechamento. Na DEC houve três ciclos temáticos, baseados no proposto em Leitão (2012) sobre o MDC adaptado para a sala de aula, sendo que nos ciclos 2 e 3 o debate ocorreu via WhatsApp e o debate do ciclo 1 em sala de aula. Após a transcrição dos debates, dois deles (o primeiro e o segundo) foram selecionados para a realização de estudos de caso. A análise dos debates foi feita com base na unidade de análise triádica de Leitão (2000) que a propõe como unidade mínima de análise da argumentação sendo composta por argumento, contra-argumento e resposta ao contra argumento que, quando analisadas em conjunto, podem elucidar acerca do processo argumentativo e da revisão de perspectivas própria desse processo. Assim, ao longo do debate buscou-se reconhecer e compreender os tipos de argumentos, contra-argumentos, respostas aos contra-argumentos e informações que emergiram ao longo do debate conforme Walton (1996), Kuhn et al. (2009), Besnard e Hunter (2008) e Leitão (2007). Com as análises do debate 1 (realizado em sala de aula) e do debate 2 (via WhatsApp) notou-se que houve uma intensificação do uso dos argumentos de autoridade e das informações objetivas no segundo debate, representando assim um desenvolvimento no que se refere à produção argumentativa, visto que, no contexto acadêmico, como foi no caso da DEC, são privilegiados argumentos de autoridade embasados em informações objetivas. Foi também ampliado, no debate 2, o uso de contra-argumentos críticos. Essas mudanças percebidas entre o primeiro e o segundo debate podem ser atribuídas tanto ao fato dos alunos estarem inseridos num modelo que busca promover a constituição de habilidades argumentativas quanto ao ambiente em que ocorreu o debate 2. Isso porque as características presentes no debate via WhatsApp, como a permanência de registro dos textos produzidos e a possibilidade de uma constante comunicação entre os membros das equipes em seus grupos privativos analisando, sugerindo e construindo argumentos facilitou a produção argumentativa nesse contexto virtual.
Descrição: LIMA, Ana Karina Moutinho, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: MOUTINHO, K. ; SANTOS, Selma Leitão, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LEITÃO, Selma
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32399
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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