Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32473
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARREIRO, Rodrigo Octávio D'Azevedo | - |
dc.contributor.author | DOMINGUES, Matheus Cartaxo | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-10T21:05:30Z | - |
dc.date.available | 2019-09-10T21:05:30Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32473 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação é um estudo sobre o cinema de Brian De Palma. Na “Introdução”, são apresentadas três abordagens recorrentes na fortuna crítica sobre De Palma, constatando-se que elas têm em comum o fato de tratarem os filmes em função de elementos que lhes são exteriores. Neste estudo, propõe-se uma análise em que a obra do cineasta seja considerada de forma autônoma. Para isso, parte-se da observação de uma recorrência narrativa nos filmes: a ambientação em mundos corrompidos dos quais as personagens são parte, tentam sair ou se encontram livres. Esses três tipos de jornadas orientam a divisão dos capítulos do estudo, respectivamente: “Inferno”, “Purgatório” e “Paraíso”. Ao longo deles, serão também levados em consideração aspectos formais para se analisar, principalmente, quatro filmes: Olhos de Serpente (Snake Eyes, 1998), Um Tiro na Noite (Blow Out, 1980), O Pagamento Final (Carlito’s Way, 1993) e Missão: Marte (Mission to Mars, 2000). Através do estabelecimento de comparações entre os filmes, será evidenciada, ao fim do estudo, a existência de uma ordem narrativa subjacente e inerente à filmografia de Brian De Palma. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Brian De Palma | pt_BR |
dc.subject | Análise fílmica | pt_BR |
dc.subject | Estética cinematográfica | pt_BR |
dc.title | Inferno, purgatório e paraíso em Brian De Palma | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1867594393012930 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0263456536361820 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis is a study on Brian De Palma’s cinema. In its “Introduction”, three current approaches of De Palma’s critical fortune are presented, showing that they commonly treat the films in function of elements that are external to them. In this study, an analysis is proposed in which the work of the filmmaker is considered in an autonomous way. For this, it begins by observing a narrative recurrence in the films: the setting in corrupted worlds, of which the main characters are part, try to escape or are free. These three types of journeys guide the division of the study in chapters, respectively: “Hell”, “Purgatory”, and “Paradise”. Throughout them, formal aspects will also be taken into account in order to analyze four films specially: Snake Eyes (1998), Blow Out (1981), Carlito’s Way (1993) and Mission to Mars (2000). By establishing comparisons between the films, it will be shown, at the end of the study, the existence of a narrative order that both underlies and is inherent to the filmography of Brian De Palma. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Matheus Cartaxo Domingues.pdf | 4,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons