Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32516

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA FILHO, Lourival Lopes-
dc.contributor.authorGROSSO, Ana Catarina Mascaro-
dc.date.accessioned2019-09-11T13:26:32Z-
dc.date.available2019-09-11T13:26:32Z-
dc.date.issued2018-10-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32516-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo prover informações empíricas sobre a qualidade visual percebida (QVP) em cenas do edifício do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que reflete o conceito brutalista na sua arquitetura. Para tal, foi adotada a Teoria das Facetas (TF) na estruturação da investigação empírica, que tomou para estudo duas características desse edifício – coerência e complexidade – por causa da presumível influência de ambas na qualidade visual percebida. A população pesquisada envolveu usuários do edifício enfocado, sendo formada por um grupo de especialistas na área da Arquitetura, reunindo professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, cuja experiência é formada pelo saber científico, e um outro de não especialistas nessa área, cuja experiência é mais marcada pelo senso comum, constituído por professores e alunos de outros cursos do Centro, técnicos administrativos, funcionários terceirizados e visitantes. A pesquisa de campo, do tipo exploratória, empregou o Sistema de Classificações Múltiplas (SCM) para coletar os dados, utilizando fotografias como elemento de estímulo para as classificações, bem como a Análise da Estrutura de Similaridade (Similarity Structure Analysis – SSA), para interpretá-los. Como principal resultado empírico foi apurado que a complexidade mínima em cenas do CAC eleva a qualidade visual percebida, segundo os dois diferentes grupos pesquisados, enquanto a baixa coerência (alto contraste) eleva a qualidade visual para o grupo dos especialistas, e a média coerência (médio contraste) faz o mesmo para os não especialistas em arquitetura abordados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstética Ambientalpt_BR
dc.subjectQualidade Visual Percebidapt_BR
dc.subjectBrutalismopt_BR
dc.subjectTeoria das Facetaspt_BR
dc.subjectErgonomia do Ambiente Construídopt_BR
dc.titleQualidade visual percebida em cenas do edifício do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3830082186012125pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4538629871153606pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ergonomiapt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to provide empirical information on perceived visual quality (QVP) in scenes from the Centre of Arts and Communication (CAC) of the Federal University of Pernambuco (UFPE), which reflects the brutalist concept in its architecture. For that, the Facet Theory (TF) was adopted in the structuring of the empirical investigation, which chosen for study two characteristics of this building - coherence and complexity - because of their likely influence on perceived visual quality. The population researched involved users of the focused building, being formed by a group of specialists in the area of Architecture, bringing together professors and students of the architecture and urbanism course, whose experience is formed by scientific knowledge, and another of non-specialists in this area, whose experience is more common sense, made up of teachers and students from other courses of the Centre, administrative technicians, outsourced employees and visitors. Field exploratory research employed the Multiple Sorting Procedure to collect data, using photographs as a stimulus for classifications, as well as Similarity Structure Analysis (SSA) for interpret them. As a main empirical result, it was found that the minimal complexity in CAC scenes increases the perceived visual quality, according to the two different groups surveyed, while the low coherence (high contrast) raises the visual quality for the group of specialists, and the medium coherence (medium contrast) does the same for non-architecture experts.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Catarina Mascaro Grosso.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons