Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32616

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPEIXOTO, Paulo Henrique Ribeiro-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Rodolfo de Luna-
dc.date.accessioned2019-09-11T19:03:04Z-
dc.date.available2019-09-11T19:03:04Z-
dc.date.issued2018-09-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32616-
dc.description.abstractNo ensino de física, vários desafios são encontrados por professores e alunos durante o processo de ensino-aprendizagem. O professor como mediador tem como um de seus desafios elaborar estratégias para facilitar o aprendizado dos alunos. O objetivo desta dissertação é propor uma ferramenta pedagógica relacionada ao ensino de forças de atrito. Nós investigamos o problema da separação de duas listas telefônicas com suas folhas intercaladas. Inicialmente, apresentamos algumas ideias centrais de trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento de conceitos relacionados ao atrito, e também comentamos brevemente a Teoria da Aprendizagem de Ausubel. Em sequência, discutimos um artigo científico relacionado ao problema da separação de duas listas telefônicas e apresentamos nossos cálculos teóricos e a realização experimental. Concluímos apresentando, como proposta, uma ferramenta para o ensino de força de atrito: uma produção audiovisual que será disponibilizada na Internet, e relatamos nossa experiência sobre o uso desse vídeo em sala de aula.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtritopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.titleAbordagem alternativa para o problema da separação de duas listas telefônicaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5246457036925480pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4898877537129529pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxIn physics teaching, several challenges are encountered by teachers and students during the teaching-learning process. The teacher as mediator has as one of his or her challenges to devise strategies to facilitate learning. The aim of this dissertation is to propose a pedagogical tool related to the teaching of forces of friction. We investigated the problem of separation of two phonebooks with interleaved sheets. Initially, we present some central ideias from works that contributed to the development of concepts related to friction, and we also briefly comment the Ausubel's Learning Theory. In sequence, we discuss a scientific paper related to the problem of separation of two phonebooks, and present our theoretical calculations and experimental realization. We conclude by presenting, as a proposal, a tool for the teaching of force of friction: an audiovisual production that will be made available on the Internet, and we report our experience on the use of that video in a classroom.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rodolfo de Luna Oliveira.pdf5,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons