Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32616
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEIXOTO, Paulo Henrique Ribeiro | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Rodolfo de Luna | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T19:03:04Z | - |
dc.date.available | 2019-09-11T19:03:04Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32616 | - |
dc.description.abstract | No ensino de física, vários desafios são encontrados por professores e alunos durante o processo de ensino-aprendizagem. O professor como mediador tem como um de seus desafios elaborar estratégias para facilitar o aprendizado dos alunos. O objetivo desta dissertação é propor uma ferramenta pedagógica relacionada ao ensino de forças de atrito. Nós investigamos o problema da separação de duas listas telefônicas com suas folhas intercaladas. Inicialmente, apresentamos algumas ideias centrais de trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento de conceitos relacionados ao atrito, e também comentamos brevemente a Teoria da Aprendizagem de Ausubel. Em sequência, discutimos um artigo científico relacionado ao problema da separação de duas listas telefônicas e apresentamos nossos cálculos teóricos e a realização experimental. Concluímos apresentando, como proposta, uma ferramenta para o ensino de força de atrito: uma produção audiovisual que será disponibilizada na Internet, e relatamos nossa experiência sobre o uso desse vídeo em sala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Atrito | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Física – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.title | Abordagem alternativa para o problema da separação de duas listas telefônicas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5246457036925480 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4898877537129529 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ensino de Fisica | pt_BR |
dc.description.abstractx | In physics teaching, several challenges are encountered by teachers and students during the teaching-learning process. The teacher as mediator has as one of his or her challenges to devise strategies to facilitate learning. The aim of this dissertation is to propose a pedagogical tool related to the teaching of forces of friction. We investigated the problem of separation of two phonebooks with interleaved sheets. Initially, we present some central ideias from works that contributed to the development of concepts related to friction, and we also briefly comment the Ausubel's Learning Theory. In sequence, we discuss a scientific paper related to the problem of separation of two phonebooks, and present our theoretical calculations and experimental realization. We conclude by presenting, as a proposal, a tool for the teaching of force of friction: an audiovisual production that will be made available on the Internet, and we report our experience on the use of that video in a classroom. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ensino de Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rodolfo de Luna Oliveira.pdf | 5,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons