Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32616

Share on

Title: Abordagem alternativa para o problema da separação de duas listas telefônicas
Authors: OLIVEIRA, Rodolfo de Luna
Keywords: Atrito; Tecnologia da informação; Física – Estudo e ensino; Recursos audiovisuais
Issue Date: 13-Sep-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: No ensino de física, vários desafios são encontrados por professores e alunos durante o processo de ensino-aprendizagem. O professor como mediador tem como um de seus desafios elaborar estratégias para facilitar o aprendizado dos alunos. O objetivo desta dissertação é propor uma ferramenta pedagógica relacionada ao ensino de forças de atrito. Nós investigamos o problema da separação de duas listas telefônicas com suas folhas intercaladas. Inicialmente, apresentamos algumas ideias centrais de trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento de conceitos relacionados ao atrito, e também comentamos brevemente a Teoria da Aprendizagem de Ausubel. Em sequência, discutimos um artigo científico relacionado ao problema da separação de duas listas telefônicas e apresentamos nossos cálculos teóricos e a realização experimental. Concluímos apresentando, como proposta, uma ferramenta para o ensino de força de atrito: uma produção audiovisual que será disponibilizada na Internet, e relatamos nossa experiência sobre o uso desse vídeo em sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32616
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Rodolfo de Luna Oliveira.pdf5,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons