Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32856

Share on

Title: Torneio virtual para o desenvolvimento de práticas no ensino sobre a temática água
Authors: ROCHA, Claudiane Ferreira dos Santos
Keywords: Educação ambiental; Água; Ensino-aprendizagem
Issue Date: 6-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O “Torneio Virtual de Ciência” é um convite à experimentação, à análise de resultados e à solução de problemas por alunos da educação básica. Utilizando as redes sociais e plataformas gratuitas, ele estimula os alunos a buscarem respostas a partir da investigação e experimentação. O Torneio se apresenta nesta pesquisa como um produto metodológico de ensino-aprendizagem, que parte de um problema cotidiano da escola ou da comunidade escolar para ser solucionado através de uma experimentação ou atividade desenvolvida pelos estudantes. Desse modo, esta pesquisa tem como motivação central investigar como o tema água pode ser abordado de maneira experimental por alunos do Ensino Fundamental II e Médio. O Torneio faz parte da ação educativa do Espaço Ciência, museu de ciência de Pernambuco: a cada mês, são lançados desafios com textos de apoios sobre os conteúdos explorados nas competições. Neste estudo, foram analisados quatro desafios que envolveram, de maneira direta e indireta, conteúdos de Educação Ambiental: 1) Utilizar um microcontrolador arduíno (ou semelhante) para construir um equipamento para combater o desperdício de água nas residências; 2) Criar um projeto que permita o reaproveitamento de águas residuais domésticas; 3) Montar um experimento para aproveitamento da energia solar; 4) Realizar uma campanha de coleta de pilhas comuns usadas, garantindo a destinação adequada do material coletado. Nestes desafios, participaram mais de 2.000 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, de 73 escolas públicas e privadas das cinco mesorregiões de Pernambuco. Destas, 82% foram escolas públicas e 18% escolas privadas. Entre os vídeos apresentados no Torneio que envolveram conteúdo de Educação Ambiental, estão descritos e/ou analisados neste estudo 20 experimentos ou atividades desenvolvidas pelos estudantes. Os desafios que envolveram conteúdos de Educação Ambiental despertaram interesse em mais de 40% dos participantes do Torneio Virtual de Ciência. Percebe-se que assuntos relacionados ao meio ambiente, quando abordados de maneira prática, facilitam o entendimento dos conteúdos e promovem a participação do aluno de maneira coletiva com a escola e a comunidade. Torneio também garantiu a abertura para o conhecimento de Educação Ambiental a partir das solução dos problemas, tornando-se assim um grande aliado nas práticas pedagógicas para despertar a consciência crítica e formar cidadãos mais conscientes para o uso sustentável dos recursos naturais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32856
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Claudiane Ferreira dos Santos Rocha.pdf3,35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons