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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32940

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Título: Indicadores sobre o campo do Secretariado Executivo no Brasil: reconhecimento científico e possibilidades para a Pós-Graduação Stricto Sensu
Autor(es): CRUZ, Rúbia Wanessa dos Reis
Palavras-chave: Secretariado Executivo; Indicadores; Estudos métricos da Informação; Reconhecimento Científico; Pós-Graduação
Data do documento: 17-Dez-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Estabelecer uma identidade científica, ser reconhecido pelos órgãos de pesquisa e estabelecer a Pós-Graduação Stricto Sensu são demandas contemporâneas do campo do Secretariado Executivo no contexto Brasileiro. Entretanto, a estrutura atual deste campo é permeada por fatores que obstaculizam o alcance destas demandas. Entre eles, dois foram utilizados para construir as premissas desta pesquisa: 1) a diversidade da formação Stricto Sensu dos seus pesquisadores, causada pela ausência de Programas de Pós-Graduação específicos, resulta na descaracterização das atividades de pesquisa da área, conduzindo ao segundo fator: 2) a não identificação das bases ontológicas e epistemológicas que alicerçam o seu conhecimento. Estes fatores dificultam o processo de encontrar uma área de enquadramento e avaliação para o Secretariado Executivo, questão que antecede a discussão sobre o estabelecimento da PósGraduação na área. Dessa forma, este trabalho se apoiou nas perspectivas sociais da Ciência da Informação, refletidas no interesse dos estudos métricos aplicados na informação científica em compreender o comportamento das comunidades científicas, para responder o seguinte problema: de que maneira a estrutura atual do campo do Secretariado Executivo no Brasil indica pontos de amarração para o reconhecimento da área pelos órgãos de pesquisa e os cenários para o estabelecimento de um Programa de Pós-Graduação. A investigação que conduzira à resposta deste problema se dará a partir de quatro eixos que constituem e institucionalizam este campo: 1) Instituições Públicas de Ensino Superior que contam com o curso de Secretariado Executivo; 2) docentes atuantes nestes cursos com formação (graduação) na área; 3) produção cientifica destes docentes e 4) Grupos de Pesquisa em funcionamento na área e certificados pelo CNPq. Sobre estes eixos será analisado um conjunto de características fundamentais, cujos desdobramentos viabilizem o alcance do seguinte objetivo: construir indicadores, a partir da estrutura atual do campo do Secretariado Executivo que sugiram pontos de amarração para o reconhecimento científico da área junto aos órgãos de fomento à pesquisa e apontem cenários para o possível estabelecimento de Programas de Pós-Graduação. Para isto utilizou-se uma triangulação metodológica, baseada abordagens qualitativa, quantitativa e interpretativa, e exploratória, descritiva e analítica quanto aos seus objetivos. Utilizou-se do levantamento como principal meio para coleta de dados e a bibliometria, a cientometria e a análise de conteúdo como métodos de análise. Os resultados das investigações individuais dos eixos apontaram que a maior parte das atividades de pesquisa da área sugere a sua aproximação com as Ciências Sociais Aplicadas, tendo a Administração, Ciências Contábeis e Turismo como possível área de avaliação e a Administração como possível subárea de enquadramento. A partir da análise das características profissionais e científico-acadêmicas presentes nas atividades de pesquisa foi possível sugerir elementos que possam indicar o ponto de partida, por meio de novas análises, visando à possibilidade de constituição de um PPG em Secretariado Executivo, envolvendo duas modalidades, duas áreas de concentração, seis linhas de pesquisas, duas Instituições de Ensino e dez docentes. Analisar estas instituições e estes docentes e descobrir formas de incentivos para os mesmos podem ser considerados objetivos para pesquisas futuras.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32940
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

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