Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32953

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Ernesto Arcenio Valdés-
dc.contributor.authorMELO, Caio César Monteiro de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-09-16T19:12:37Z-
dc.date.available2019-09-16T19:12:37Z-
dc.date.issued2017-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32953-
dc.description.abstractO presente trabalho visa contribuir para o entendimento de alunos do ensino médio acerca de alguns dos princípios físicos envolvidos no funcionamento do sistema circulatório humano, por meio de um método experimental para bombeamento de líquidos em vasos comunicantes. Aqui, apresenta-se um produto educacional e uma sequência didática que podem ser feitos em sala de aula. Para uma melhor compreensão dos aspectos relacionados ao funcionamento do sistema circulatório, o trabalho está organizado por partes: estrutura, composição, funcionamento, trajetória do sangue e pressão sanguínea. Esta pesquisa se inicia com um estudo relacionado ao sistema educacional brasileiro e algumas de suas problemáticas, como anecessidade da utilização de novas tecnologias para o ensino de Ciências. Em seguida, apresenta algumas metodologias de ensino descritas na literatura que fundamentam esta monografia; o ensino interdisciplinar e o ensino por projetos. No trabalho, descrevem-se, ainda, a fabricação do sistema experimental e as atividades desenvolvidas junto aos estudantes e apresentam-se os resultados de avaliações realizadas para determinar níveis de aprendizagem alcançados pelos alunos em relação aos conceitos desenvolvidos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema cardiovascularpt_BR
dc.subjectAprendizagem experimental – Recife (PE)pt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação – Recife (PE)pt_BR
dc.subjectMétodo de projeto no ensino – Recife (PE)pt_BR
dc.subjectVasos sanguíneospt_BR
dc.subjectCiência – Estudo e ensino – Recife (PE)pt_BR
dc.titleVasos comunicantes na simulação do sistema circulatório.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7308535806330337pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5448156334710151pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to contribute to the understanding of high school students about some of the physical principles involved in the functioning of the human circulatory system, through an experimental method for pumping liquids into communicating vessels. Here, we present an educational product and a didactic sequence that can be done in the classroom. For a better understanding of the aspects related to the functioning of the circulatory system, the work is organized by parts: structure, composition, functioning, blood trajectory and blood pressure. This research begins with a study related to the Brazilian educational system and some of its problems, such as the need to use new technologies for teaching science. Then, it presents some teaching methodologies described in the literature that base this monograph; interdisciplinary teaching and project teaching. In the paper, we also describe the production of the experimental system and the activities carried out with the students, and present the results of evaluations carried out to determine the levels of learning achieved by the students in relation to the concepts developed.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÂO Caio César Monteiro De Oliveira Melo.pdf5,75 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons