Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32953

Share on

Title: Vasos comunicantes na simulação do sistema circulatório.
Authors: MELO, Caio César Monteiro de Oliveira
Keywords: Sistema cardiovascular; Aprendizagem experimental – Recife (PE); Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação – Recife (PE); Método de projeto no ensino – Recife (PE); Vasos sanguíneos; Ciência – Estudo e ensino – Recife (PE)
Issue Date: 6-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O presente trabalho visa contribuir para o entendimento de alunos do ensino médio acerca de alguns dos princípios físicos envolvidos no funcionamento do sistema circulatório humano, por meio de um método experimental para bombeamento de líquidos em vasos comunicantes. Aqui, apresenta-se um produto educacional e uma sequência didática que podem ser feitos em sala de aula. Para uma melhor compreensão dos aspectos relacionados ao funcionamento do sistema circulatório, o trabalho está organizado por partes: estrutura, composição, funcionamento, trajetória do sangue e pressão sanguínea. Esta pesquisa se inicia com um estudo relacionado ao sistema educacional brasileiro e algumas de suas problemáticas, como anecessidade da utilização de novas tecnologias para o ensino de Ciências. Em seguida, apresenta algumas metodologias de ensino descritas na literatura que fundamentam esta monografia; o ensino interdisciplinar e o ensino por projetos. No trabalho, descrevem-se, ainda, a fabricação do sistema experimental e as atividades desenvolvidas junto aos estudantes e apresentam-se os resultados de avaliações realizadas para determinar níveis de aprendizagem alcançados pelos alunos em relação aos conceitos desenvolvidos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32953
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÂO Caio César Monteiro De Oliveira Melo.pdf5,75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons