Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33179

Comparte esta pagina

Título : A aprendizagem do conteúdo de radioatividade por estudantes surdos usuários de libras em um contexto de argumentação: um estudo de caso
Autor : PEREIRA, Laerte Leonaldo
Palabras clave : Radioatividade; Surdos (Pernambuco); Química (Ensino médio); Discussões e debates (Pernambuco); Ensino; Aprendizagem
Fecha de publicación : 27-oct-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : A presente pesquisa se propõe a analisar as contribuições da argumentação na aprendizagem da radioatividade por estudantes surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Partindo de uma concepção dialógica de argumentação (LEITÃO, 2009, 2011; DE CHIARO, LEITÃO, 2005), o foco recai na importância das ações discursivas mediadas pelo professor na implementação de debates em sala de aula em que se façam presentes argumentos, contra-argumentos e respostas. A relação entre esses elementos caracteriza, nesse estudo, uma situação de argumentação (LEITÃO, 2005). A partir de um estudo de caso, tivemos como corpus uma aula sobre radioatividade promovida por uma professora de química, conhecedora da argumentação, mediada por uma intérprete de Libras e três estudantes surdos, matriculados em escola regular inclusiva pública da rede estadual de Caruaru – PE. Os registros gravados perfizeram 4 vídeos, sendo dois com foco na professora e na intérprete de Libras e dois nas ações discursivas sinalizadas pelos estudantes surdos. Os dados transcritos e analisados dos movimentos discursivos dos envolvidos apontaram a ocorrência de um contexto argumentativo que, por sua vez, gerou um ambiente propício para a construção do conhecimento científico sobre o tema em questão, caracterizada por indícios de iminente desenvolvimento de habilidades na compreensão e no reconhecimento dos limites éticos e morais no trato com a radioatividade, segundo os PCN‘s de Química, pelos estudantes surdos, a partir das ações discursivas implementadas pela professora participante da pesquisa.
Descripción : CHIARO, Sylvia de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: DE CHIARO, Sylvia
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33179
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Laerte Leonaldo Pereira.pdf4,49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons