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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33200
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Título : | O currículo de História e o sentimento de pertencimento cultural de estudantes negros nos anos finais do Ensino Fundamental |
Autor : | BARROS, José Walmilson do Rêgo |
Palabras clave : | História – Estudo e ensino; Estudantes negros – Identidade social; Cidadania; Currículos; Relações raciais |
Fecha de publicación : | 27-ago-2018 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Esta pesquisa tem como tema “o currículo de história e o sentimento de pertencimento cultural de estudantes negros/as dos anos finais do ensino fundamental”. Teve como objetivo compreender a relação entre o ensino de história e a construção do sentimento de pertencimento cultural desses estudantes, levando em consideração que o ensino de história tem um importante papel a cumprir na formação humana dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa participante na modalidade pesquisa-ação, que constitui um campo fértil para as pesquisas educacionais. Como procedimento metodológico foi vivenciado um projeto didático com cinco turmas de oitavos anos, durante nove meses. O projeto ofereceu os dados da pesquisa, cujos instrumentos de análise foram os materiais produzidos pelos estudantes. A investigação foi guiada pela questão: de que forma o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental pode contribuir para a construção do sentimento de pertencimento cultural dos estudantes negros e gerar o princípio da alteridade? As categorias teóricas da pesquisa: ensino de história, raça, racismo, preconceito, identidade, etnia, pertencimento cultural, foram tratadas à luz dos estudos de diversos autores. Os resultados revelaram a permanência de estereótipos acerca do continente africano e da cultura afro-brasileira, mas mostraram também que o ensino de história, ao incluir a educação das relações étnico-raciais no currículo, contribui com a construção do sentimento de pertencimento cultural dos estudantes negros. O projeto didático vivenciado em 11 (onze) atividades está sendo apresentado como proposição de trabalho para professores do ensino fundamental. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33200 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
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