Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33203
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MEIRA, Leonardo Herszon | - |
dc.contributor.author | MELLO, Carine Aragão de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-18T21:12:13Z | - |
dc.date.available | 2019-09-18T21:12:13Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33203 | - |
dc.description | MELLO, Carine Aragão de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: ARAGÃO, Carine | pt_BR |
dc.description.abstract | A expansão urbana e econômica traz a implantação de empreendimentos geradores de viagens, que causam impactos positivos e negativos às áreas urbanas, alterando o uso e ocupação do solo e a qualidade de vida da população. Esses empreendimentos ao concentrarem elevado número de atividades em um território, com características de cluster econômico, proporcionando desenvolvimento podem ser chamados Territórios Geradores de Viagens (TGV). Na literatura, estudos sobre TGVs são pouco mencionados. Portanto, essa dissertação busca compreender os TGVs, estudado um centro de compra atacadista de vestuário inserido em um território que pode ser considerado TGV por concentrar elevado número de atividades e por atrair um grande fluxo de pessoas, mercadorias e capital. A revisão sistêmica de literatura sobre TGVs, mostra a escassez de estudos sobre esse assunto, mas ressalta a importância de compreender o desenvolvimento regional para auxiliar no planejamento econômico e de transportes. Para obtenção dos dados foi realizado uma pesquisa de campo com aplicação de questionários no Moda Center Santa Cruz, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe – PE. O resultado da análise da área de influência demonstrou a abrangência regional do TGV. A análise espacial da acessibilidade mostrou que além do fator distância vários fatores como, modo utilizado, custo de viagem, renda da população podem influenciar a acessibilidade. Ainda, foi possível propor um modelo de atratividade por regressão geograficamente ponderada por Poisson, que demonstrou ser um modelo satisfatório, revelando que o número de viagens realizadas ao mês para o TGV é influenciado pela renda dos consumidores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Território gerador de viagens | pt_BR |
dc.subject | Atratividade | pt_BR |
dc.subject | Regressão geograficamente ponderada | pt_BR |
dc.title | Análise da atratividade de um território gerador de viagens em um centro atacadista de vestuário no interior do Nordeste | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | OLIVEIRA, Leise Kelli de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5678757156375321 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9191737269930161 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | The urban and economic expansion brings the implantation of enterprises that generate trips, that cause both positive and negative impacts to the urban areas, altered the use and occupation of the soil and the quality of life of the population. When these enterprises concentrate a large number of activities in a territory, with characteristics of economic cluster, providing development can be called Travel Generating Territories (TGV). In the literature studies on TGVs are still little mentioned. In this way, this dissertation seeks to understand the Generating Territories of Travel. The object studied is a wholesale clothing shopping center that can be considered TGVs by concentrating a large number of activities and attracting a large flow of people, goods and capital, with consumers able to travel great distances to gain access to the products offered. The systemic review of literature on TGVs shows the scarcity of studies on this subject, but emphasizes the importance of understanding regional development to aid in economic and transport planning. To obtain the data, a field survey was carried out. Thus, the result of the analysis of the area of influence demonstrated the regional coverage of the TGV. The spatial analysis of accessibility has shown that in addition to factor distance several factors such as, mode used, travel cost, income of the population can influence accessibility. Moreover, it was possible to propose a model of attractiveness by geographically weighted Poisson regression, which proved to be a satisfactory model, revealing that the number of trips per month to the TGV is influenced by the income of consumers. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Carine Aragão de Mello.pdf | 8,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons