Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33203
Compartilhe esta página
Título: | Análise da atratividade de um território gerador de viagens em um centro atacadista de vestuário no interior do Nordeste |
Autor(es): | MELLO, Carine Aragão de |
Palavras-chave: | Engenharia Civil; Território gerador de viagens; Atratividade; Regressão geograficamente ponderada |
Data do documento: | 4-Fev-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A expansão urbana e econômica traz a implantação de empreendimentos geradores de viagens, que causam impactos positivos e negativos às áreas urbanas, alterando o uso e ocupação do solo e a qualidade de vida da população. Esses empreendimentos ao concentrarem elevado número de atividades em um território, com características de cluster econômico, proporcionando desenvolvimento podem ser chamados Territórios Geradores de Viagens (TGV). Na literatura, estudos sobre TGVs são pouco mencionados. Portanto, essa dissertação busca compreender os TGVs, estudado um centro de compra atacadista de vestuário inserido em um território que pode ser considerado TGV por concentrar elevado número de atividades e por atrair um grande fluxo de pessoas, mercadorias e capital. A revisão sistêmica de literatura sobre TGVs, mostra a escassez de estudos sobre esse assunto, mas ressalta a importância de compreender o desenvolvimento regional para auxiliar no planejamento econômico e de transportes. Para obtenção dos dados foi realizado uma pesquisa de campo com aplicação de questionários no Moda Center Santa Cruz, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe – PE. O resultado da análise da área de influência demonstrou a abrangência regional do TGV. A análise espacial da acessibilidade mostrou que além do fator distância vários fatores como, modo utilizado, custo de viagem, renda da população podem influenciar a acessibilidade. Ainda, foi possível propor um modelo de atratividade por regressão geograficamente ponderada por Poisson, que demonstrou ser um modelo satisfatório, revelando que o número de viagens realizadas ao mês para o TGV é influenciado pela renda dos consumidores. |
Descrição: | MELLO, Carine Aragão de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: ARAGÃO, Carine |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33203 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Carine Aragão de Mello.pdf | 8,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons