Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33298

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOARES, Thiago-
dc.contributor.authorMATEUS, Suzana Maria de Sousa-
dc.date.accessioned2019-09-19T19:27:35Z-
dc.date.available2019-09-19T19:27:35Z-
dc.date.issued2018-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33298-
dc.description.abstractDesde 2013, a cantora Beyoncé vem sendo apontada com mais ênfase como um expoente do feminismo na cultura pop pelo teor de suas músicas e performances. Mas, para além de uma discussão estritamente feminista, Beyoncé parece agenciar em torno si personas femininas criadas a partir dos mundos narrativos que ela explora no palco. Esse trabalho tem o intuito de pensar justamente essas personas, os mundos narrativos que elas acionam, além dos sentidos e discussões políticas que elas agenciam. Parto dos conceitos de performance, repertório e roteiro, tal como concebidos por Diana Taylor (2013), na tentativa de identificar como essas personas reencenam roteiros culturalmente demarcados a partir de repertórios que se mostram na performance da artista. Através disso, procuro delimitar a presença de três personas específicas que se complementam dentro da carreira de Beyoncé: a mãe, a esposa e a mulher negra, partindo da análise de três apresentações em que essas figuras aparecem, e trabalhando os sentidos em torno do feminismo e do racismo que elas trazem consigo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBeyoncépt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.titleNarrativas do feminino nas performances de Beyoncépt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4242122526768904pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8404228786481624pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxSince 2013, singer Beyoncé has been singled out more emphatically as an exponent of feminism in pop culture because of the content of her songs and performances. But, seeing beyond an strictly feminist discussion, Beyoncé seems to assemble around herself feminine personas created based on the narrative worlds that she explores on stage. This work has the intent of thinking precisely about these personas, the narrative worlds that they call into action, and the meanings and political discussions that they assemble. I start from the concepts of performance, repertoire and scenario, as conceived by Diana Taylor (2013), in an attempt to identify how these personas reenact culturally-demarcated scenarios based on repertoires that show themselves in the artist's performance. Through this, I seek to delimit the presence of three specific personas that complement each other in Beyoncé's career: the mother, the wife and the black woman, starting from the analysis of three performances in which these figures appear, and working on the meanings around the feminism and the racism that they carry with them.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Suzana Maria de Sousa Mateus.pdf3,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons