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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Marta Margarida de Andrade-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Merval Santos de-
dc.date.accessioned2019-09-25T21:47:13Z-
dc.date.available2019-09-25T21:47:13Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33656-
dc.description.abstractO presente estudo intitulado “Formação e saberes docentes: apropriações e ressignificações de conceitos históricos no Ensino Médio” apresenta como problemática central o trabalho dos professores de história do ensino médio com conceitos históricos. Nosso objetivo foi discutir as possibilidades e os limites da abordagem relacionada à compreensão das mudanças dos conceitos históricos substantivos a partir das práticas docentes e suas concepções sobre ensinar e aprender História no ensino médio. Para isso tomamos como fundamentos teóricos acerca do ensino e aprendizagem de conceitos históricos, os estudos de BARROS (2016), FREITAS (2014), CARRETERO (2011), LEE (2001, 2006), e SCHMIDT (1999). Como parte da pesquisa buscamos identificar os saberes docente relacionados ao trabalho com conceitos históricos no ensino médio através da realização de entrevistas com 8 profissionais do ensino de História, entre professoras e professores do Município de Ipojuca, que atuam em escolas de tempo integral do ensino médio, na rede pública estadual de PE. Após a análise do material das entrevistas e da documentação que direciona as orientações pedagógicas e curriculares para o ensino médio, verificamos as (in) compreensões que os professores constroem ao longo da sua carreira sobre a relevância do trabalho sistemático e de investigação em sala de aula acerca dos conceitos históricos que dão materialidade aos conteúdos trabalhados.Tendo em vista as análises elaboradas, a parte propositiva do nosso trabalho é composta por uma proposta de formação continuada para os professores, com a elaboração de oficinas de trabalho objetivando discutir e apresentar estratégias didáticas que tenham como foco o trabalho com as mudanças de conceitos históricos substantivos utilizando documentos históricos em sala de aula. A proposta parte da relação entre os diferentes saberes que compõem o universo dos saberes docentes com as orientações teórico-metodológicas que trabalham o ensino da história a partir dos fundamentos da própria ciência histórica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectConceitos - Aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.titleFormação e saberes docentes : apropriações e ressignificações de conceitos históricos no Ensino Médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7686309014656696pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1258785825294835pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThe present study entitled "Teacher training and knowledge: appropriations and resignifications of historical concepts in secondary education" presents as central problem the work of history teachers of high school with historical concepts. Our objective was to discuss the possibilities and the limits of the approach related to the understanding of the changes of the substantive historical concepts from the teaching practices and their conceptions about teaching and learning History in high school. For this, we take as theoretical foundations about the teaching and learning of historical concepts, the studies of BARROS (2016), FREITAS (2014), CARRETERO (2011), LEE (2001, 2006), and SCHMIDT (1999). As part of the research, we seek to identify the teaching knowledge related to working with historical concepts in high school through interviews with 8 males and females history teachers of the Municipality of Ipojuca, who work in full - time high school, in the Public-School System of the state of Pernambuco – Brazil. After analyzing the interview material and the documentation that guides the pedagogical and curricular guidelines for secondary education, we find the misunderstandings that teachers construct throughout their career on the relevance of systematic work and research in the classroom the proposed part of our work is composed of a proposal of continuous training for teachers, with the elaboration of workshops aiming to discuss and present didactic strategies that have as it focuses the work with the changes of substantive historical concepts using historical documents in the classroom. The proposal starts from the relation between the different knowledge that compose the universe of the teaching knowledge with the theoretical-methodological orientations that work the teaching of history from the fundamentals of historical science itself.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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