Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33656

Comparte esta pagina

Título : Formação e saberes docentes : apropriações e ressignificações de conceitos históricos no Ensino Médio
Autor : OLIVEIRA, Merval Santos de
Palabras clave : História – Estudo e ensino; Conceitos - Aprendizagem; Aprendizagem histórica; Saberes docentes
Fecha de publicación : 30-ago-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O presente estudo intitulado “Formação e saberes docentes: apropriações e ressignificações de conceitos históricos no Ensino Médio” apresenta como problemática central o trabalho dos professores de história do ensino médio com conceitos históricos. Nosso objetivo foi discutir as possibilidades e os limites da abordagem relacionada à compreensão das mudanças dos conceitos históricos substantivos a partir das práticas docentes e suas concepções sobre ensinar e aprender História no ensino médio. Para isso tomamos como fundamentos teóricos acerca do ensino e aprendizagem de conceitos históricos, os estudos de BARROS (2016), FREITAS (2014), CARRETERO (2011), LEE (2001, 2006), e SCHMIDT (1999). Como parte da pesquisa buscamos identificar os saberes docente relacionados ao trabalho com conceitos históricos no ensino médio através da realização de entrevistas com 8 profissionais do ensino de História, entre professoras e professores do Município de Ipojuca, que atuam em escolas de tempo integral do ensino médio, na rede pública estadual de PE. Após a análise do material das entrevistas e da documentação que direciona as orientações pedagógicas e curriculares para o ensino médio, verificamos as (in) compreensões que os professores constroem ao longo da sua carreira sobre a relevância do trabalho sistemático e de investigação em sala de aula acerca dos conceitos históricos que dão materialidade aos conteúdos trabalhados.Tendo em vista as análises elaboradas, a parte propositiva do nosso trabalho é composta por uma proposta de formação continuada para os professores, com a elaboração de oficinas de trabalho objetivando discutir e apresentar estratégias didáticas que tenham como foco o trabalho com as mudanças de conceitos históricos substantivos utilizando documentos históricos em sala de aula. A proposta parte da relação entre os diferentes saberes que compõem o universo dos saberes docentes com as orientações teórico-metodológicas que trabalham o ensino da história a partir dos fundamentos da própria ciência histórica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33656
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Merval Santos de Oliveira.pdf2,1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons