Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33713

Compartilhe esta página

Título: Publicidade e telenovela: um cenário transmídia de reconfigurações das narrativas
Autor(es): SOBRAL, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da Cunha
Palavras-chave: Product placement; Telenovela; Cultura participativa; Narrativas transmídias; Publicidade híbrida
Data do documento: 14-Mar-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: No cenário atual, em que as relações comunicativas são intermediadas pela Internet, o público – antes, visto apenas como um espectador da mídia de massa - desempenha um papel ativo no processo comunicativo. Este trabalho visa compreender as transformações ocorrentes nos modelos narrativos publicitários inseridos em telenovelas, realizando uma classificação, a partir do uso da transmidiação e das hibridizações da publicidade (persuasão, entretenimento, interação e compartilhamento). Para tal, terá como base os conceitos de cultura participativa (JENKINS, 2009; SHIRKY, 2011), narrativas transmídias (JENKINS, 2009; SCOLARI, 2013), advertainment (SANTA HELENA; PINHEIRO, 2012) e publicidade híbrida (COVALESKI, 2010). A presente pesquisa traz, como método, pesquisa bibliográfica, pesquisa em profundidade e análise de conteúdo, feita através do estudo de caso, as inserções publicitárias das marcas Ruffles, Natura e Casas Bahia, efetuadas nas telenovelas Malhação: Viva à Diferença (2017), A Força do Querer (2017) e Segundo Sol (2018). Tais inserções acontecem em um contexto transmidiático, seja da telenovela ou da própria marca, visando um maior envolvimento com seus respectivos públicos, apresentando reconfigurações nas narrativas das telenovelas e da publicidade. Como resultado de pesquisa, além da percepção de mudanças no ambiente da publicidade e do entretenimento, é proposta uma possível categorização para a análise de inserções publicitárias em telenovelas, em um contexto transmídia.
Descrição: SOBRAL, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da Cunha, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CUNHA, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33713
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Aline Sobral.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons