Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33725
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELLO, Sérgio Carvalho Benício de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Paula Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-26T18:21:17Z | - |
dc.date.available | 2019-09-26T18:21:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33725 | - |
dc.description.abstract | A interligação entre cinema e urbanismo data do início do século XX como uma chave tanto para a compreensão da vida moderna quanto à propagação de imaginários das cidades ditas modernas. Os filmes podem levar o público a ter uma experiência com a cidade representada e contribuir para a construção de novos imaginários urbanos, além de se caracterizarem como uma importante ferramenta analítica do discurso urbano. Assim propomos uma investigação crítica sobre o Recife representado nos filmes do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. O estudo visa a partir das cenas de dissenso contribuir com a crítica aos pressupostos que podem estar vivos no imaginário sobre a cidade. A escolha de acessar a cidade representada nos filmes está fundamentada teórica e metodologicamente no componente político da arte de Jacques Rancière, para o qual a política é o movimento de dissensos que permitem que novos conceitos, povos, direitos se tornem visíveis, dizíveis e possam ser partilhados dentro de um mesmo campo do sensível. Nesse sentido, defendemos a tese de que o conteúdo audiovisual produzido pelo cineasta Kleber Mendonça Filho contribui para a construção de um novo imaginário urbano que reverbera uma crítica à ideia de que a cidade se beneficia ao seguir uma lógica de progresso, no qual o ideal de cidade moderna ainda é tido como padrão social de referência. Ao final do trabalho, apresentamos a contribuição para a ressignificação do imaginário urbano representada por uma única Recife cinemática formada por três cidades distintas e complementares: vitrine, quente e segregada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Imaginário urbano | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.title | Recife cinemática: o imaginário urbano nos filmes de Kleber Mendonça Filho | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5065036732711794 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0701427642783016 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Administracao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The relationship between cinema and urbanism dates from the beginning of the twentieth century. This can be considered as one key for both the understanding of modern life and the propagation of the imaginary of what people believe comprises a modern city, the urban imaginary. The films can lead the audience to experience the city as it is represented on screen and also contribute to the construction of new urban imaginaries. Moreover, the films are characterized as a very unique and important analytical tool of the urban discourse. Thus we propose to carry on a critical investigation with the aim of learning how the city of Recife is represented in the movies of Kleber Mendonca Filho, a filmmaker from the state of Pernambuco, Brazil. This study explores the scenes of dissensus in order to contribute to the criticism of the assumptions that feed into how we imagine a city should be like. The reason to choose to analyze the city which is represented in the movies is theoretically and methodologically grounded in the art’s political component of Jacques Rancière. This French Philosopher believed that politics is the movement of dissensus that allows new concepts, different kinds of population and rights to become visible, veritable, and possibly shared within the same world of the sensible. In this sense this study we defend the thesis that the audiovisual content produced by filmmaker Kleber Mendonça Filho contributes to the creation of a new urban imaginary that propagates the criticism to the idea that the city benefits by following the same pattern of progress and development in which the ideal modern city is standardized. At the end of this study, we present the contribution to the change of the urban imaginary represented by a unique Cinematic city of Recife which is actually formed by three distinct and complementary cities: showcase, hot and segregated. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Paula Gonçalves da Silva.pdf | 4,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons