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Título : Entre o “ironista” e o “decolonial” : um estudo pragmatista de Walter Mignolo
Autor : FREITAS, Altiere Dias de
Palabras clave : Sociologia; Pensamento; Pragmatismo; Intelectuais; Mignolo, Walter, 1941-
Fecha de publicación : 11-feb-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Em seus escritos Mignolo faz uma crítica contundente à matriz de conhecimento “moderno/colonial” que aparece como um dos elementos chave na manutenção de um padrão de poder hierarquizador e racista, a “colonialidade”. Nessa perspectiva, a epistemologia dominante, incluindo o conjunto das ciências sociais, contribui para o silenciamento e apagamento da experiência e dos saberes dos “subalternos da colonialidade”. No entanto, Mignolo alega ser possível criar uma teorização inovadora e “desobediente”, capaz de, no contato com as coletividades que sofrem opressão e apagamento da experiência, promover um “pensamento outro”. Esse “giro decolonial” exige uma transformação profunda na base de conhecimentos e nas práticas daqueles que se interessam de forma acadêmica, ética e prática pelos destinos dos “Outros” do pensamento universalista ocidental. Na narrativa de Mignolo, surgem vários exemplos desse “pensamento limiar” e o próprio autor argentino parece dramatizar a sua perspectiva como um exemplo dessa nova prática intelectual. Com o auxílio do pragmatismo de Richard Rorty e de Williams James, argumento que apesar de Mignolo se identificar com um ideal normativo de “intelectual”, o “intelectual decolonial”, e de ter elementos em sua teoria que, de fato, indicam novas práticas intelectuais, acaba caindo nos dilemas de um “ironista”. Isso significa que características que ele julga negativas, tal como o caráter imperialista e autolegitimador do pensamento racional, se insinuam em sua teorização. Alego, contudo, que existe uma dimensão do pensamento de Mignolo que impulsiona uma relação dialógica, rica e transformadora com grupos sociais e coletividades submetidos à colonialidade. Essa expressão de sua obra é passível de receber contribuições de um “pragmatismo social”. O resultado é um “conhecimento impossível” que pode ser posto a serviço da compreensão teórica e de ações práticas que visem melhorar a vida dos damnés.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33792
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Sociologia

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