Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33830

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Juliana Souza-
dc.contributor.authorSANTOS, Mylena Félix dos-
dc.date.accessioned2019-09-26T21:37:19Z-
dc.date.available2019-09-26T21:37:19Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.date.submitted2019-09-26-
dc.identifier.citationSANTOS, M. F.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33830-
dc.description.abstractA construção dos hábitos alimentares na infância sofre influência de diferentes fatores, estando a criança mais propensa a alterações do comportamento alimentar após sua inserção na escola, ambiente no qual ela passa boa parte de sua rotina diária. Dessa maneira, se torna importante o desenvolvimento de ações tendo como fundamentos a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que sejam capazes de sensibilizar e estimular a autonomia das crianças para produção de práticas alimentares adequadas e saudáveis. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi realizar atividades de EAN para o cultivo e consumo de alimentos agroecológicos com crianças de um assentamento na zona da mata sul pernambucana. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem quanti-qualitativa, realizada com 10 crianças de ambos os sexos com faixa etária entre 4 e 11 anos, matriculadas na turma mista de 1º ao 5° ano do ensino fundamental na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, no Assentamento Cícero Gomes no município de Amaraji - Pernambuco. Inicialmente foi realizado o diagnóstico do consumo e comportamento alimentar dos escolares, do cultivo e consumo de alimentos agroecológicos, e do estado nutricional. Em seguida, foram realizadas as atividades de EAN, sendo 14 encontros quinzenais e mensais com duração entre 90 e 120 minutos, durante o período de setembro a dezembro de 2018 e fevereiro a junho de 2019. A maioria dos escolares que participaram do estudo era do sexo masculino. Quanto ao estado nutricional, 50% das crianças apresentaram sobrepeso. Todos os alunos não realizavam a ingestão hídrica recomendada para a idade, e 60% realizavam apenas duas das três refeições principais. As responsáveis pelas crianças eram todas do sexo feminino com idade entre 22 e 48 anos, destas, 50% não possuem escolaridade ou não concluíram o ensino fundamental. Observou-se que a alimentação das crianças se caracterizou pelo consumo de alimentos tradicionais e elevado consumo de alimentos ultraprocessados. A maioria das crianças consome e cultiva alimentos agroecológicos, e os fazem por motivo de saúde. Quanto às atividades de EAN, verificou-se participação efetiva e interesse por parte dos alunos com as ações aplicadas, havendo a sensibilização para adoção de hábitos alimentares saudáveis, sendo relatado o aumento do consumo de alimentos saudáveis e do cultivo e consumo de alimentos agroecológicos na própria escola e em suas residências. Os recursos de EAN utilizados no estudo possibilitaram um melhor entendimento e identificação dos alunos com as temáticas abordadas, já as metodologias ativas facilitaram o processo de aprendizagem, e promoveram um maior envolvimento dos educandos. Conclui-se que o estudo pôde contribuir para as crianças compreenderem a importância da alimentação saudável e sustentável para a saúde e o meio ambiente, além de estimular o cultivo e consumo de alimentos agroecológicos pelos escolares. Ressalta-se que as atividades de EAN no ambiente escolar são de extrema importância para promover a formação de hábitos alimentares saudáveis e a construção de valores mais humanizados.pt_BR
dc.format.extent72 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Alimentar e Nutricionalpt_BR
dc.subjectAgricultura Sustentávelpt_BR
dc.subjectSaúde da Criançapt_BR
dc.titleEducação alimentar e nutricional para o cultivo e consumo de alimentos agroecológicos com crianças de um assentamento na Zona da Mata Sul pernambucanapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4764116H2pt_BR
dc.description.abstractxThe construction of eating habits in childhood is influenced by different factors, and children are more sensitive to changes in eating behavior after insertion in school, an environment which they spend several hours a day. Thus, developing actions based on Food and Nutrition Education (EAN) has become important, these actions can sensitize and stimulate children’s autonomy in production for adequate and healthy food practices. In this regard, the objective of the study was to perform EAN activities about the cultivation and consumption of agroecological foods with children living in a settlement in the south zone of woods of Pernambuco. It is an action research with quantitative-qualitative approach, carried out with 10 children, male and female, between 4 and 11 years old, registered in mixed classes from 1st to 5th year of elementary school in Nossa Senhora das Graças Municipal School, located on Cícero Gomes settlement in the city of Amaraji - Pernambuco. Initially the diagnosis was made of the consumption and feeding behavior of the students, the cultivation and consumption of agroecological foods, and the nutritional status. EAN activities were then performed, with 14 biweekly and monthly meetings lasting between 90 and 120 minutes during the period from September to December OF 2018 and February to June OF 2019. The majority of schoolchildren who participated in the study were male. Regarding nutritional status, 50% of the children were overweight. All students did not perform the agerecommended water intake, and 60% performed only two of the three main meals. Those responsible for the children were all females between 22 and 48 years old, whom 50% did not conclude elementary school or were not educated at all. It was observed that children’s eating habits were characterized by the consumption of traditional foods and a high consumption of ultraprocessed foods. Most children consume and cultivate agro-ecological food, and do so for health reasons. In terms of EAN activities, there was an effective participation and interest of the students about the actions performed, raising awareness of healthy eating habits, and reported an increase in consumption of healthy foods and the cultivation and consumption of agroecological foods in their own school and homes. EAN resources used in the study allowed a better understanding and identification of the themes approached by the students, since active methodologies facilitated the learning process, and promoted a greater involvement of the students. It is concluded that the study could contribute to the children's understanding of the importance of healthy and sustainable food in what concerns health and environment, as well as stimulating the cultivation and consumption of agroecological foods by schoolchildren. It is emphasized that EAN activities in the school environment are extremely important to promote the formation of healthy eating habits and the construction of more humanized values.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, MYLENA FELIX.pdf887,53 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons