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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33830
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Título: | Educação alimentar e nutricional para o cultivo e consumo de alimentos agroecológicos com crianças de um assentamento na Zona da Mata Sul pernambucana |
Autor(es): | SANTOS, Mylena Félix dos |
Palavras-chave: | Educação Alimentar e Nutricional; Agricultura Sustentável; Saúde da Criança |
Data do documento: | 18-Jun-2019 |
Citação: | SANTOS, M. F. |
Abstract: | A construção dos hábitos alimentares na infância sofre influência de diferentes fatores, estando a criança mais propensa a alterações do comportamento alimentar após sua inserção na escola, ambiente no qual ela passa boa parte de sua rotina diária. Dessa maneira, se torna importante o desenvolvimento de ações tendo como fundamentos a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que sejam capazes de sensibilizar e estimular a autonomia das crianças para produção de práticas alimentares adequadas e saudáveis. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi realizar atividades de EAN para o cultivo e consumo de alimentos agroecológicos com crianças de um assentamento na zona da mata sul pernambucana. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem quanti-qualitativa, realizada com 10 crianças de ambos os sexos com faixa etária entre 4 e 11 anos, matriculadas na turma mista de 1º ao 5° ano do ensino fundamental na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, no Assentamento Cícero Gomes no município de Amaraji - Pernambuco. Inicialmente foi realizado o diagnóstico do consumo e comportamento alimentar dos escolares, do cultivo e consumo de alimentos agroecológicos, e do estado nutricional. Em seguida, foram realizadas as atividades de EAN, sendo 14 encontros quinzenais e mensais com duração entre 90 e 120 minutos, durante o período de setembro a dezembro de 2018 e fevereiro a junho de 2019. A maioria dos escolares que participaram do estudo era do sexo masculino. Quanto ao estado nutricional, 50% das crianças apresentaram sobrepeso. Todos os alunos não realizavam a ingestão hídrica recomendada para a idade, e 60% realizavam apenas duas das três refeições principais. As responsáveis pelas crianças eram todas do sexo feminino com idade entre 22 e 48 anos, destas, 50% não possuem escolaridade ou não concluíram o ensino fundamental. Observou-se que a alimentação das crianças se caracterizou pelo consumo de alimentos tradicionais e elevado consumo de alimentos ultraprocessados. A maioria das crianças consome e cultiva alimentos agroecológicos, e os fazem por motivo de saúde. Quanto às atividades de EAN, verificou-se participação efetiva e interesse por parte dos alunos com as ações aplicadas, havendo a sensibilização para adoção de hábitos alimentares saudáveis, sendo relatado o aumento do consumo de alimentos saudáveis e do cultivo e consumo de alimentos agroecológicos na própria escola e em suas residências. Os recursos de EAN utilizados no estudo possibilitaram um melhor entendimento e identificação dos alunos com as temáticas abordadas, já as metodologias ativas facilitaram o processo de aprendizagem, e promoveram um maior envolvimento dos educandos. Conclui-se que o estudo pôde contribuir para as crianças compreenderem a importância da alimentação saudável e sustentável para a saúde e o meio ambiente, além de estimular o cultivo e consumo de alimentos agroecológicos pelos escolares. Ressalta-se que as atividades de EAN no ambiente escolar são de extrema importância para promover a formação de hábitos alimentares saudáveis e a construção de valores mais humanizados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33830 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Nutrição |
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