Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33833

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Marta Margarida de Andrade-
dc.contributor.authorSILVA, Elisângela Coêlho da-
dc.date.accessioned2019-09-26T21:42:11Z-
dc.date.available2019-09-26T21:42:11Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33833-
dc.description.abstractEsta pesquisa investigou o tratamento das orientações teórico-metodológicas relativas à educação das relações étnico-raciais presentes nos Manuais do Professor de livros didáticos de História do Ensino Médio. Nossa problemática teve como foco, questionar em que medida estas orientações têm contribuído no sentido de questionar visões e versões históricas etnocêntricas, homogeinizantes e hierarquizantes de culturas e povos africanos. Para responder a tal questionamento analisamos os manuais do professor de livros didáticos de História do Ensino Médio das coleções que compõem o PNLD 2015. Para seleção do material analisado, usamos os critérios de maior e menor índice de escolha por parte dos professores. Neste trabalho o Manual do Professor se constituiu como objeto e fonte de pesquisa. Suas estratégias pedagógicas e sugestões de atividades, leituras, materiais e projetos pedagógicos, para o trabalho com história da África constituíram a base de nossa análise textual, em diálogo analítico com a perspectiva teórica e político-educacional dos Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos e da constituição dos saberes históricos escolares. Nossa conclusão aponta entre os avanços identificados, a inserção nas orientações dos manuais de discussões historiográficas, autores africanos e novas versões e interpretações sobre história da África. Entretanto, consideramos esses avanços ainda restritos no tratamento histórico e pedagógico dos conteúdos selecionados nas coleções, e como desdobramento, reconhecemos uma contribuição limitada na tentativa de redefinição do lugar da África e dos africanos na história da humanidade. Como parte propositiva deste trabalho, apresentamos no formato de Material de Apoio Didático para o(a) professor(a) de História do Ensino Médio, um Caderno de Leituras, intitulado AS IMAGENS DA ÁFRICA EM DISCUSSÃO: invenção e reinvenções, problematizando a construção de imagens sobre a África e os africanos e socializando sugestões de leituras sobre a cultura e história africana e orientações teórico-metodológicas para o trabalho em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÁfrica – Históriapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectAntirracismo – Legislaçãopt_BR
dc.subjectManual do professorpt_BR
dc.subjectSaberes escolarespt_BR
dc.titleA história da África na escola, construindo olhares “outros” : as contribuições do manual do professor do livro didático de História do Ensino Médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6106747585145331pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1258785825294835pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis research investigated the treatment of theoretical-methodological guidelines concerning the education of racial-ethnic relations present in teacher's manuals of history textbooks of high school. Our problem was focused, questioning to what extent these guidelines have contributed to the questioning of visions and historical versions ethnocentric, homogenizing and hierarchical of cultures and peoples of Africa. To answer such questions we analyse teacher's manuals of history textbooks of high school from the collections that comprise the PNLD 2015. For the questioning of material analyzed, use major and minor criteria index of choice on the part of teachers. In this work the teacher's manual is formed as object and source of research. Pedagogical strategies and suggestions for activities, readings, materials and pedagogical projects, to work with history of Africa formed the basis of our textual analysis, analytical dialogue with the theoretical and political- educational perspective Post-Colonial Studies Latin Americans and the constitution of historical knowledge. Our conclusion points between the identified breakthroughs, the insertion in the guidelines of the historiographical discussion guides, african authors and new versions and interpretations of the history of Africa. However, we believe these enhancements still restricted in historical and pedagogical treatment of selected content in the collections, and as unfolding, we recognize a limited contribution in an attempt to redefine the place of Africa and africans in the history of mankind. As part of this work, we present proposals in the form of Didactic Support Material for the teacher of high school History, a Book of Readings, entitled THE IMAGES OF AFRICA IN DISCUSSION: Invention and Reinventions, questioning the construction of images about Africa and africans and socializing suggestions of readings about culture and african history and theoretical-methodological guidelines for work in the classroom.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Elisângela Coêlho da Silva.pdf2,51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons