Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33833

Share on

Title: A história da África na escola, construindo olhares “outros” : as contribuições do manual do professor do livro didático de História do Ensino Médio
Authors: SILVA, Elisângela Coêlho da
Keywords: História – Estudo e ensino; África – História; Livros didáticos; Antirracismo – Legislação; Manual do professor; Saberes escolares
Issue Date: 30-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa investigou o tratamento das orientações teórico-metodológicas relativas à educação das relações étnico-raciais presentes nos Manuais do Professor de livros didáticos de História do Ensino Médio. Nossa problemática teve como foco, questionar em que medida estas orientações têm contribuído no sentido de questionar visões e versões históricas etnocêntricas, homogeinizantes e hierarquizantes de culturas e povos africanos. Para responder a tal questionamento analisamos os manuais do professor de livros didáticos de História do Ensino Médio das coleções que compõem o PNLD 2015. Para seleção do material analisado, usamos os critérios de maior e menor índice de escolha por parte dos professores. Neste trabalho o Manual do Professor se constituiu como objeto e fonte de pesquisa. Suas estratégias pedagógicas e sugestões de atividades, leituras, materiais e projetos pedagógicos, para o trabalho com história da África constituíram a base de nossa análise textual, em diálogo analítico com a perspectiva teórica e político-educacional dos Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos e da constituição dos saberes históricos escolares. Nossa conclusão aponta entre os avanços identificados, a inserção nas orientações dos manuais de discussões historiográficas, autores africanos e novas versões e interpretações sobre história da África. Entretanto, consideramos esses avanços ainda restritos no tratamento histórico e pedagógico dos conteúdos selecionados nas coleções, e como desdobramento, reconhecemos uma contribuição limitada na tentativa de redefinição do lugar da África e dos africanos na história da humanidade. Como parte propositiva deste trabalho, apresentamos no formato de Material de Apoio Didático para o(a) professor(a) de História do Ensino Médio, um Caderno de Leituras, intitulado AS IMAGENS DA ÁFRICA EM DISCUSSÃO: invenção e reinvenções, problematizando a construção de imagens sobre a África e os africanos e socializando sugestões de leituras sobre a cultura e história africana e orientações teórico-metodológicas para o trabalho em sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33833
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Elisângela Coêlho da Silva.pdf2,51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons