Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33877

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMATOS, Junot Cornélio-
dc.contributor.authorSILVA, Paulo Limeira da-
dc.date.accessioned2019-09-27T17:16:22Z-
dc.date.available2019-09-27T17:16:22Z-
dc.date.issued2019-01-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33877-
dc.description.abstractEste trabalho possui como meta propor um ensino básico que promova maior contato entre o estudante do ensino fundamental e a filosofia ou questões de natureza filosófica. A despeito do oferecimento da disciplina no ensino médio pela maioria das escolas, é interessante que o aluno tenha a oportunidade de familiarização com esse saber, especialmente o estudante do 9º ano do ensino fundamental, tendo em vista a iminência do ensino médio e as escolhas que, inevitavelmente, terá de fazer no que se refere a profissão. Além disso, o trabalho aborda considerações sobre uma pedagogia que priorize a cultura e a criação artística com a compreensão de que isso contribui para a uma educação que estimule o estudante a pensar em torno de muitas ideias e valores que integram o ambiente cultural. Desse modo, buscou-se referências e inspiração em obras de Nietzsche, filósofo alemão, para quem educação e cultura são indissociáveis, mas que, em função de demandas econômicas, por exemplo, ocorrem rupturas — o que compromete e fragiliza a formação dos jovens que, em vez de serem encaminhados na direção da cultura autêntica, se voltam para produção de homens comuns. Por isso a importância de meditar em torno da questão central do pensamento nietzschiano, a vontade de potência, visando uma melhor compreensão das hipóteses sobre as pulsões de afirmação da vida por ele afirmadas. E, por conseguinte, foi realizado trabalho em sala de aula com a finalidade de estabelecer uma relação destas reflexões com a prática de ensino. Esse trabalho de intervenção orbitou em torno da relação entre o que já se conhece sobre filosofia e o que os estudantes já sabem ou não sobre o que se quer dizer quando a palavra filosofia é abordada. Isso a poucos meses antes destes alunos terem de fato a filosofia na forma de disciplina, que ocorrerá concomitantemente com a preparação para o ingresso no ensino superior.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleA filosofia no ensino fundamental : a vontade de potência e o pensamento criativopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4462355110649958pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxThis work has as main goal a basic education that promotes greater contact between the student of elementary school and a philosophy or questions of philosophical nature. In spite of the offer of education to high school in most schools, it is interesting that the student has an opportunity to familiarize himself with this knowledge, especially the student of the 9th year of elementary school, in view of the imminence of high school and as options that, inevitably, does not have to make reference to profession. In addition, the work addresses the considerations about a pedagogy that prioritizes culture and artistic learning with the aim of promoting an education that stimulates the student to think about the future of ideas and values that integrate the cultural environment. In this way, he sought references and inspiration in the works of Nietzsche, a German philosopher, for whom education and culture are inseparable, but which, due to economic demands, for example ruptures occur - which compromises and weakens the, instead of being directed to the culture of the child, directed towards the production of ordinary men. Why is it important to address the central question of Nietzsche's thinking, the will to do by improving the assumptions about the affirming pulsations of life affirmed by him. And, therefore, was chosen work in the classroom with a purpose of a reflective relationship with a teaching practice. This work is either empouted or a distinction or knowledge of the mind or what about the knowledge in the philosophy or knowledge the mind is a question of the philosophy is approached. This was often done for the realization of a philosophy in the form of doing, at the same time, a training for entrance into higher education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Paulo Limeira da Silva.pdf924,63 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons