Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33877
Comparte esta pagina
Título : | A filosofia no ensino fundamental : a vontade de potência e o pensamento criativo |
Autor : | SILVA, Paulo Limeira da |
Palabras clave : | Filosofia; Filosofia – Estudo e ensino; Ensino fundamental; Educação; Cultura |
Fecha de publicación : | 7-ene-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Este trabalho possui como meta propor um ensino básico que promova maior contato entre o estudante do ensino fundamental e a filosofia ou questões de natureza filosófica. A despeito do oferecimento da disciplina no ensino médio pela maioria das escolas, é interessante que o aluno tenha a oportunidade de familiarização com esse saber, especialmente o estudante do 9º ano do ensino fundamental, tendo em vista a iminência do ensino médio e as escolhas que, inevitavelmente, terá de fazer no que se refere a profissão. Além disso, o trabalho aborda considerações sobre uma pedagogia que priorize a cultura e a criação artística com a compreensão de que isso contribui para a uma educação que estimule o estudante a pensar em torno de muitas ideias e valores que integram o ambiente cultural. Desse modo, buscou-se referências e inspiração em obras de Nietzsche, filósofo alemão, para quem educação e cultura são indissociáveis, mas que, em função de demandas econômicas, por exemplo, ocorrem rupturas — o que compromete e fragiliza a formação dos jovens que, em vez de serem encaminhados na direção da cultura autêntica, se voltam para produção de homens comuns. Por isso a importância de meditar em torno da questão central do pensamento nietzschiano, a vontade de potência, visando uma melhor compreensão das hipóteses sobre as pulsões de afirmação da vida por ele afirmadas. E, por conseguinte, foi realizado trabalho em sala de aula com a finalidade de estabelecer uma relação destas reflexões com a prática de ensino. Esse trabalho de intervenção orbitou em torno da relação entre o que já se conhece sobre filosofia e o que os estudantes já sabem ou não sobre o que se quer dizer quando a palavra filosofia é abordada. Isso a poucos meses antes destes alunos terem de fato a filosofia na forma de disciplina, que ocorrerá concomitantemente com a preparação para o ingresso no ensino superior. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33877 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Paulo Limeira da Silva.pdf | 924,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons