Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33917

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Nilo Américo de Lima-
dc.contributor.authorRAMOS, Joseane de Souza-
dc.date.accessioned2019-09-27T21:00:57Z-
dc.date.available2019-09-27T21:00:57Z-
dc.date.issued2018-07-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33917-
dc.descriptionALMEIDA, Nilo Américo Rodrigues Lima de , também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LIMA, Nilo Américopt_BR
dc.description.abstractO ensino-aprendizagem se apresenta com situações e obstáculos que se intensificaram ao longo da história educacional. A atualização da escola e das estratégias de aprendizagem não ocorreu concomitantemente com o seu contexto e com o mundo em si. E por vezes, não está em conformidade com os avanços tecnológicos e é desestimulante para o aluno. Diante disso, a motivação é, sem dúvida, um dos aspectos que definem o direcionamento da aprendizagem e também é um dos maiores desafios a ser estudados. Tendo em vista o problema recorrente no ensino-aprendizagem de Geografia, nessa pesquisa estamos analisando as orientações motivacionais dos alunos do Ensino Fundamental II numa escola pública em Vitória de Santo Antão – PE, a partir da identificação do tipo de motivação, e relação com as variáveis e estilo motivacional utilizada pelo professor. Totalizaram 201 participantes, os dados foram obtidos por meio do questionário de autorrelato em escala tipo Likert, entrevista semiestruturada e observações, analisados sob a ótica da Teoria da Autodeterminação. Entre os resultados alcançados, verifica-se a percepção do professor em relação aos seus alunos e as atribuições dos problemas de motivação, que ele assegura ser social e estrutural, o que de fato é, e a estatística descritiva obtida a partir do questionário que permitiu visualizar que os alunos apresentam níveis de autonomia e de motivação intrínseca relevantes e superior a motivação extrínseca. Dessa forma, a pesquisa traz importantes contribuições, com implicações diretas do ensino-aprendizagem voltadas a motivação para aprender.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGeografia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.titleA motivação escolar no processo de ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental II : análise a partir da Escola Caic Diogo de Braga, localizada em Vitória de Santo Antão/PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALMEIDA, Daniel Vater de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5714394980190648pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2098267831889283pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThe teaching- learning presents with situations and obstacles that have intensified throughout the educational history. The update of the school and the learning strategies did not occur concurrently with your context and with the world itself. And sometimes it is not in accordance with the technological advances and it is discouraging for the student. Therefore, motivation is undoubtedly one of the aspects that define the guidance of learning and also one of the greatest challenges to be studied. Considering the recurrent problem in the teaching-learning of Geography, in this research we are analyzing the motivational orientations of Middle School students in a public school in Vitória de Santo Antão-PE, from the identification of the type of motivation, and relation with the variables and the motivational style used by the teacher. In total of 201 participants, the data was obtained through the self-report questionnaire in Likert scale, semi-structured interview and observations, analyzed from the perspective of the Self-Determination Theory. Among the results achieved it is verified the teacher's perception of his students and the attributions of the motivation problems, which he assures to be social and structural, which in fact it is, and the descriptive statistics obtained from the questionnaire that showed that students present levels of autonomy and relevant intrinsic motivation and superior to extrinsic motivation. Therefore, the research brings important contributions with direct teaching-learning implications for motivation to learn.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Joseane de Souza Ramos.pdf1,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons