Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33917

Compartilhe esta página

Título: A motivação escolar no processo de ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental II : análise a partir da Escola Caic Diogo de Braga, localizada em Vitória de Santo Antão/PE
Autor(es): RAMOS, Joseane de Souza
Palavras-chave: Geografia; Geografia – Estudo e ensino; Ensino; Aprendizagem; Motivação na educação
Data do documento: 10-Jul-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O ensino-aprendizagem se apresenta com situações e obstáculos que se intensificaram ao longo da história educacional. A atualização da escola e das estratégias de aprendizagem não ocorreu concomitantemente com o seu contexto e com o mundo em si. E por vezes, não está em conformidade com os avanços tecnológicos e é desestimulante para o aluno. Diante disso, a motivação é, sem dúvida, um dos aspectos que definem o direcionamento da aprendizagem e também é um dos maiores desafios a ser estudados. Tendo em vista o problema recorrente no ensino-aprendizagem de Geografia, nessa pesquisa estamos analisando as orientações motivacionais dos alunos do Ensino Fundamental II numa escola pública em Vitória de Santo Antão – PE, a partir da identificação do tipo de motivação, e relação com as variáveis e estilo motivacional utilizada pelo professor. Totalizaram 201 participantes, os dados foram obtidos por meio do questionário de autorrelato em escala tipo Likert, entrevista semiestruturada e observações, analisados sob a ótica da Teoria da Autodeterminação. Entre os resultados alcançados, verifica-se a percepção do professor em relação aos seus alunos e as atribuições dos problemas de motivação, que ele assegura ser social e estrutural, o que de fato é, e a estatística descritiva obtida a partir do questionário que permitiu visualizar que os alunos apresentam níveis de autonomia e de motivação intrínseca relevantes e superior a motivação extrínseca. Dessa forma, a pesquisa traz importantes contribuições, com implicações diretas do ensino-aprendizagem voltadas a motivação para aprender.
Descrição: ALMEIDA, Nilo Américo Rodrigues Lima de , também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LIMA, Nilo Américo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33917
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Joseane de Souza Ramos.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons