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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33938

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Título: Dimensões do ensino do conhecimento histórico : a sequência didática gerativa como mediadora para o ensino dos conceitos de grilagem e campesinato
Autor(es): OLIVEIRA, Emanuel Lopes de Souza
Palavras-chave: História – Estudo e ensino; História – Metodologia; Didática; Aprendizagem
Data do documento: 25-Jan-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O objetivo deste trabalho é demonstrar através das articulações entre as dimensões do ensino do conhecimento histórico o papel fundamental da relação conteúdo vs. metodologia como possibilidade de produção de conhecimento histórico escolar para o ensino de conceitos históricos. A partir das dimensões do ensino do conhecimento histórico, prescritiva, curricular, didática e a dimensão pública ou a sua função social, juntamente com algumas reflexões sobre os saberes docentes, desenvolvemos contribuições para se pensar a especificidade da pesquisa didático-histórica como percurso investigativo. Uma pesquisa que tem a análise da experiência docente como conceito, a historicização como procedimento e uma problemática ao tempo presente. De modo que investigamos orientações teórico-metodológicas do ensino de conceitos tendo centralidade a temática dos conflitos agrários, no geral, e em particular, os conceitos de campesinato e grilagem caros à nossa trajetória docente. Tais orientações envolveram os estudos do ensino de História por eixos-temáticos como parte dos desdobramentos de renovação da história temática caracterizada na tradição brasileira do código disciplinar da história escolar pela via da organização curricular de temas geradores voltada ao ensino de conceitos e das múltiplas temporalidades. E com a qual dialogamos no sentido de problematizarmos contribuições dos eixos-temáticos no processo de didatização na forma de uma metodologia da didática da história. Foi possível compreender no processo de didatização que as mobilizações de memórias como projetos políticos de esquecimentos que interferem na legitimação dos movimentos sociais têm forte vinculação com a produção do conhecimento histórico nas instituições de pesquisa, relativizando, assim, o ensino de História como um lugar privilegiado da memória. Tendo em vista os encaminhamentos da pesquisa didático-histórica, como parte propositiva ao ensino e a aprendizagem na educação básica, elaboramos uma Sequência Didática-Histórico Gerativa que engloba orientações prescritivas para conceitos históricos específicos que geram por sua vez essa tipologia de sequência didática voltada ao ensino de História, na qual utilizamos documentos como as fontes em jornais. Nesse material didático intitulado A grilagem como conceito na aula de histórica: as sequências didáticas gerativas em ação, os professores e professoras de história contam com orientações teórico-metodológicas e problematizações históricas, pedagógicas e curriculares da produção do conhecimento histórico no espaço escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33938
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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