Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34023
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTI, Virgínia Pereira | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Ana Carolina de Moraes Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-01T18:06:11Z | - |
dc.date.available | 2019-10-01T18:06:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34023 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa discute conceitos do design e da tradição sob o ponto de vista turístico através da realidade de uma comunidade artesã. Na aproximação entre design, turismo e artesanato, o estudo tem como artefato investigado o suvenir, encarado não isoladamente, mas inserido no contexto da cultura turística, tratado como artefato que representa e complementa, de alguma forma, o espaço visitado. Neste panorama, teve como intuito estudar a produção de suvenires artesanais em barro do Alto do Moura, bairro do município de Caruaru, Pernambuco. A estrutura foi trabalhada com base na abordagem dialética, considerando os atores sociais com participação ativa e modificadora nas transformações e contradições do fenômeno estudado. Para o estudo de caso, a autora recorreu ao método empírico de procedimento de observação participante. Esta abordagem teve como ponto de partida a obtenção das informações por meio da imersão no ambiente artesanal e nos contatos com os artesãos. O exercício de análise se apoiou num processo dinâmico de abstração e confronto entre teoria e evidência empírica que passou por uma primeira fase de classificação e organização dos dados, através do mapeamento da cadeia produtiva do artesanato. Seguida de uma segunda fase, focada numa amostragem de suvenires de arte figurativa investigada sob o ponto de vista das narrativas existentes e de características semióticas e antropomórficas. As conclusões analíticas apontam a noção dinâmica da autenticidade e da tradição para os turistas contando histórias modeladas no barro. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Turismo | pt_BR |
dc.subject | Artesanato | pt_BR |
dc.subject | Suvenir | pt_BR |
dc.title | Cada lugar na sua coisa: um estudo sobre os suvenires do Alto do Moura através da dimensão semiótica do design e da cultura turística | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | NORONHA, Raquel Gomes | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8718971529194229 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2292931009490444 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research discusses concepts of design and tradition from the tourist point of view of an artisan community. Focusing on design, tourism and craftwork, the study addresses the souvenir, faced not as object by itself, but instead as a product inserted in a context of tourism culture and treated as an artifact that represents and complements, in some way, the visited place. In this context, it was intended to study the production of handmade clay souvenirs from Alto do Moura, a district of the Caruaru city located in Pernambuco state. The structure was built on the basis of the dialectical approach, taking into account the social actors with active and modifying participation in the transformations and contradictions of the studied phenomenon. Regarding the case study, the author used the empirical method of participant observation procedure. This approach had as its starting point the obtaining of the information through the immersion in the artisan environment and contacts with the artisans. The analysis exercise was based on a dynamic process of abstraction and confrontation between theory and empirical evidence, divided into two phases. The first phase concerns the classification and organization of data, especially as regards the mapping of the production chain of handicrafts. In the second phase the sampling of figurative art souvenirs is investigated from the point of view of the existing narratives and the semiotic and anthropomorphic characteristics. The analytical conclusions point out to the dynamic notion of authenticity and tradition, emanated through stories modeled on clay. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Ana Carolina de Morais Andrade Barbosa.pdf | 5,76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons