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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34040

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Título: May Sangara Kumissa: o encanto e o encontro com uma voz da poesia indígena brasileira e os ecos íntimos do leitor em sala de aula
Autor(es): D' AMORIM JÚNIOR, Miguel Antonio
Palavras-chave: Poesia indígena; Leitura subjetiva; Ecos íntimos; Sujeitos leitores
Data do documento: 15-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa teórica e prática em relação à poesia indígena brasileira contemporânea. O objetivo geral visou, por um lado, o estudo da recepção dos alunos oriunda da leitura da antologia poética intitulada Ay Kakyri Tama (ANO) (Eu moro na cidade) escrita por Márcia Wayna Kambeba, e por outro, apresentar esta recepção, qualificada por nós, de ecos íntimos do jovem leitor. Da Obra Poética em estudo, escolhemos trabalhar com um corpus composto de sete poemas. A intervenção pedagógica foi realizada em uma sala de aula de nono ano composta por trinta alunos entre treze e quatorze anos da escola Iraci Rodovalho em Jaboatão dos Guararapes/PE- Brasil. Para o registro dos ecos íntimos dos sujeitos-leitores, pedimos aos alunos para escrever, cada um, um diário de leitura e elaboramos atividades escritas sobre tais poemas com intuito de desencadear a emoção e a fruição da leitura dos mesmos. A mediação do ensino da poesia em sala de aula seguiu três etapas: preparação (pré-leitura); Atuação (leitura) e Formação (pós-leitura). As atividades foram elaboradas à luz das teorias da leitura subjetiva que levam em conta o leitor real em sua motivação singular e individual visando explicitar as emoções do sujeito-leitor advindas graças às suas representações de mundo em interação com as da obra lida. Analisamos as emoções sentidas dos alunos escritas em seus diários de leitura em cinco categorias: 1) sobre o texto; 2) estados singulares das realizações textuais por um vocabulário de sentimentos; 3) evocação de outras leituras literárias/da vida/do mundo; 4) a emoção sentida oriunda da leitura dos poemas em estudo; 5) Resposta a si, segundo Xypas (2018). Apoiamo-nos nas teorias da literatura indígena do Brasil com Thiel (2012), Graúna (2013), Kambeba (2013), Dorrico (2018), Risério (1993); na leitura subjetiva com Jouve (2012), Langlade (2012), Rouxel (2012-2018), Rezende (2013) e Xypas (2018); na teoria da poesia com Bosi (2000) e sobre o ensino da poesia na sala de aula com Pinheiro (2011). Enfim, a contribuição deste estudo é oriunda da abordagem da leitura subjetiva para a formação de jovens leitores de poesia capazes de exprimir suas emoções sentidas e de se favorecerem de um conhecimento mais amplo da experiência humana, do outro e de si.
Descrição: D' AMORIM JÚNIOR, Nome, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: AMORIM JUNIOR, Miguel Antonio d' ; SILVA, Rosiane Maria Soares da , também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: XIPAS, Rosiane
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34040
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

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