Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34211
Compartilhe esta página
Título: | Jogos cooperativos e argumentação: caminhos para uma formação crítica e reflexiva de licenciandos em matemática |
Autor(es): | LOPES, Carlos Antonio da Silva |
Palavras-chave: | Discussões e debates – Caruaru (PE); Jogos em grupo – Caruaru (PE); Professores – Formação – Caruaru (PE); Jogos no ensino de matemática – Caruaru |
Data do documento: | 25-Fev-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O presente estudo investigou como um curso de extensão, acerca das relações entre jogos cooperativos e argumentação, potencializaria uma prática crítica e reflexiva em licenciandos de Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA). Discutimos inicialmente sobre o papel da argumentação como tipo específico de discurso em uma dimensão metacognitiva, estabelecendo relações com a teoria sócio-histórica de Vygotsky, abordando os pressupostos teóricos que ancoram a definição de jogos e jogos cooperativos, e, concomitantemente, apresentamos discussões sobre a perspectiva de argumentação que estamos propondo. O referido curso de extensão aconteceu em quatro momentos, cujos objetivos estiveram voltados à formação em argumentação, jogos cooperativos e nas relações existentes entre ambos. Para cada momento do curso foram pensadas e aplicadas atividades que permitiram aos licenciandos terem contato tanto com os pressupostos teóricos que travavam sobre jogos cooperativos e argumentação, como também de atividades práticas que os fizeram mobilizar e utilizar seus conhecimentos adquiridos durante o curso, visando à promoção do desenvolvimento de suas habilidades cooperativas e argumentativas, buscando proporcionar conhecimentos necessários para que os mesmos construíssem um jogo cooperativo argumentativo. Metodologicamente, para análise dos dados utilizamos critérios elaborados previamente por nós pesquisadores com base nas reflexões teóricas realizadas no decorrer do mestrado. Por meio das análises podemos concluir que os licenciandos conseguiram desenvolver suas potencialidades cooperativas e argumentativas e, impelidos por estas, construíram um jogo cooperativo argumentativo como produto final. Em suma, o curso desenvolvido contribuiu para a formação crítica e reflexiva dos graduandos na medida em que os mesmos desenvolveram as potencialidades anteriormente citadas e foram capazes de compreender e pensar em como fazer emergir e manter a argumentação em um contexto cooperativo e podemos concluir que a experiência formativa pela qual passaram ajudou a torná-los capacitados para promover situações potencializadoras de um aprendizado igualmente crítico e reflexivo em suas salas de aula. |
Descrição: | RODRIGUES, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: DE CHIARO, Sylvia Regina |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34211 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Carlos Antonio da Silva Lopes.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons