Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34221

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJANOTTI JUNIOR, Jeder Silveira-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Cristiano Nascimento-
dc.date.accessioned2019-10-04T21:20:39Z-
dc.date.available2019-10-04T21:20:39Z-
dc.date.issued2015-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34221-
dc.description.abstractA dissertação discute o processo de construção de valor do gênero musical tecnobrega, a partir da análise das críticas publicadas na imprensa sobre os trabalhos – videoclipes, álbuns, shows etc. – de Gaby Amarantos e Gang do Eletro. Inicialmente, procura-se contextualizar o tecnobrega dentro do contexto mais amplo da música popular periférica, ressaltando a visibilidade midiática e acadêmica alcançada pelas diversas produções incluídas nessa retranca. São discutidas questões como circularidade cultural e cosmopolitismo estético que estão diretamente relacionadas com as estratégias de valoração do tecnobrega. Em um segundo momento, buscase compreender o papel da crítica no processo de reconhecimento cultural e estético de determinadas expressões musicais, em um período marcado pela intensa utilização de blogs e sites de redes sociais. Por fim, parte-se para o exame das críticas sobre a obra de Gaby Amarantos e Gang do Eletro. Nesse exercício analítico, foram identificadas quatro estratégias ou elementos de valoração que foram utilizados de forma recorrente pelos intermediários culturais: Performances; Matrizes Culturais; Espaços de Circulação e Premiações. Dessa forma, busca-se contribuir para a compreensão das dinâmicas de reconhecimento estético e de valor musical dentro da música popular massiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCosmopolitismo estéticopt_BR
dc.subjectValorpt_BR
dc.subjectCríticapt_BR
dc.subjectTecnobregapt_BR
dc.titleO tecnobrega é pop: cosmopolitismo, crítica musical e valor na música popular periféricapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9787045337019702pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6366551742319233pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis masters thesis discusses the process of construction of value of the musical genre technobrega, from the analysis of published reviews in the press about works – music videos, albums, concerts, etc. – by Gaby Amarantos and Gang do Eletro. First of all, this paper tries to contextualize the technobrega genre within the wider context of popular peripheral music, highlighting the mediatic and academic visibility achieved for several productions included in this division. Questions as cultural circularity and aesthetic cosmopolitanism that are directly related to valuation strategies of technobrega will be discussed. After the initial analysis, the work seeks to understand the role of reviews in cultural and aesthetic recognition process of certain musical expressions, at a time distinguished by intense use of blogs and social networking sites. Lastly, comes the examination of reviews about the works by Gaby Amarantos and Gang do Eletro. Inside this analytical exercise, four strategies or rating elements that were recurrently used by cultural intermediates, were identified: Performances; Cultural Matrices; Circulation and Awards spaces. Therefore, the paper seeks to contribute with the understanding of the dynamics of aesthetic recognition and musical value inside the massive popular music.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cristiano Nascimento Oliveira.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons