Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34221

Share on

Title: O tecnobrega é pop: cosmopolitismo, crítica musical e valor na música popular periférica
Authors: OLIVEIRA, Cristiano Nascimento
Keywords: Cosmopolitismo estético; Valor; Crítica; Tecnobrega
Issue Date: 26-Feb-2015
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A dissertação discute o processo de construção de valor do gênero musical tecnobrega, a partir da análise das críticas publicadas na imprensa sobre os trabalhos – videoclipes, álbuns, shows etc. – de Gaby Amarantos e Gang do Eletro. Inicialmente, procura-se contextualizar o tecnobrega dentro do contexto mais amplo da música popular periférica, ressaltando a visibilidade midiática e acadêmica alcançada pelas diversas produções incluídas nessa retranca. São discutidas questões como circularidade cultural e cosmopolitismo estético que estão diretamente relacionadas com as estratégias de valoração do tecnobrega. Em um segundo momento, buscase compreender o papel da crítica no processo de reconhecimento cultural e estético de determinadas expressões musicais, em um período marcado pela intensa utilização de blogs e sites de redes sociais. Por fim, parte-se para o exame das críticas sobre a obra de Gaby Amarantos e Gang do Eletro. Nesse exercício analítico, foram identificadas quatro estratégias ou elementos de valoração que foram utilizados de forma recorrente pelos intermediários culturais: Performances; Matrizes Culturais; Espaços de Circulação e Premiações. Dessa forma, busca-se contribuir para a compreensão das dinâmicas de reconhecimento estético e de valor musical dentro da música popular massiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34221
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Cristiano Nascimento Oliveira.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons