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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34248

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Título: Processos imaginativos de adolescente, em contexto de acolhimento institucional, acerca da vida adulta
Autor(es): RAMOS, Ingrid Dayana da Silva Marques
Palavras-chave: Psicologia cognitiva; Adolescência; Imaginação; Psicologia étnica; Semiótica
Data do documento: 19-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O presente estudo teve como objetivo principal compreender os processos imaginativos de uma adolescente, em contexto de acolhimento, sobre sua construção prospectiva (imaginativa) de "ser adulto". Apresenta-se como perspectiva teórica a Psicologia Cultural Semiótica (PCS), considerando especificamente as proposições teóricas de Tateo (2017) e Valsiner (2014). Essa pesquisa foi formulada a partir de um estudo de caso, com uma adolescente de 17 anos e 5 meses, acolhida em uma instituição da cidade do Recife. Com vista a alcançar o objetivo proposto, a priore, foi feito uma leitura centrada no contexto (local, espacial e temporal) em que a adolescente pesquisada estava inserida, intentando compreender os elementos constitutivos do seu processo imaginativo, bem como, das dimensões relevantes à vida dessa jovem. Pra isso, a abordagem metodológica envolveu cinco etapas de levantamento de dados, constituída de entrevistas semiestruturadas e produção de materiais oportunizados por uma caixa, que aqui chamaremos de “caixa de surpresa”. A análise deu-se através da compreensão dos processos imaginativos construídos pela participante ao longo dos encontros, usados como lente analítica a dinâmica da direcionalidade e resistência apresentada por Tateo (2017), que traz como destaque o processo imaginativo como construção simbólica; dinâmica constituída dos seguintes elementos analíticosa: “Ver”, “Ver-como”, Gengenstands, resistência e vetores de ação. Ratificamos que a escolha do método, bem como, o processo analítico aqui proposto versa se aproximar ao máximo da multiplicidade e riqueza das construções simbólicas/icônicas humanas. Além disso, essa pesquisa pretende contribuir para ampliação das discussões sobre os desafios metodológicos dos estudos que vem sendo realizados nessa área, bem como apresentar um método que permite uma plasticidade de construções, na tentativa de não incorrer em generalizações de conteúdos unicamente verbalizados. Por fim, dado a singularidade e a particularidade de cada fenômeno, que aqui serão expostos, o presente projeto se caracteriza e se destaca como um estudo idiográfico, de modo que o generalizável suscitou-se a partir da unicidade do sujeito.
Descrição: RAMOS, Ingrid Dayana da Silva Marques, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: MARQUES, Ingrid Dayana da Silva ; LIMA, Ana Karina Moutinho, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: MOUTINHO, Karina
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34248
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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