Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34262

Compartilhe esta página

Título: Diferenças e aproximações dos saberes matemático: escolar e rural
Autor(es): NASCIMENTO, Álison Márcio Rafael
Palavras-chave: Etnomatemática (Paraíba); Geometria; Matemática – Estudo e ensino; Educação multicultural
Data do documento: 8-Mar-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o conhecimento matemático no âmbito da geometria, no que se configura como grandezas e medidas, advindo das práticas socioculturais das crianças, jovens e adultos da comunidade rural Pitombeira, município de Sumé – PB. Buscamos apresentar os pressupostos e ferramentas teóricas fundamentadas na Etnomatemática, propostas por D’Ambrósio (1998, 2002, 2005, 2010) e colaboradores, que foram os ‘óculos’ escolhidos para o desenvolvimento de nossa pesquisa. Essa área da educação matemática busca entender como os mais diversos locais/grupos étnicos e comunidades veem o seu fazer matemático. Assim, inicialmente realizamos uma reflexão sobre a Etnomatemática, buscando discutir os conceitos de Grandezas e Medidas, matemática rural e matemática escolar, para posteriormente focarmos a discussão nos conflitos da Matemática rural e escolar, em nosso caso, no âmbito da Geometria. Para tanto, nossa metodologia teve a realização de gravações de áudio, observação, anotações de campo e das práticas dos participantes. Essas gravações foram posteriormente transcritas e analisadas. Através da nossa fundamentação teórica, de posse dos dados coletados durante a realização da pesquisa, pudemos encontrar resultados que indicam a necessidade de reflexão sobre as relações estabelecidas na matemática rural e escolar. Ademais, identificamos elementos que nos levam a acreditar que essas pessoas transformam/convertem as unidades de medidas locais nas unidades padronizadas pela necessidade de se relacionar com outros povos, na relação de trabalho, adaptando-se a outra cultura em uma relação social.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34262
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Álison Márcio Rafael Nascimento.pdf607,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons