Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34327

Comparte esta pagina

Título : Solidez da escola na pós-modernidade: uma viagem pelos caminhos das subjetividades de alguns alunos e de um docente em matemática
Autor : SALES, Marta Maria de Lima
Palabras clave : Pós-modernismo e educação (Pernambuco); Diferença (Filosofia); Cartografia (Pernambuco); Matemática – estudo e ensino; Professor e alunos (Pernambuco)
Fecha de publicación : 19-dic-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Esta pesquisa, em consonância com a Filosofia da Diferença, buscou estudar as relações de forças existentes no dispositivo sala de aula de Matemática do atual Mundo Líquido. Mediante os questionamentos: No atual Mundo Líquido, o que faz o docente de Matemática para subjetivar seus alunos a participarem das aulas e aprender? Como os alunos subjetivam o docente de Matemática para que este permaneça motivado a ministrar suas aulas? Nosso objetivo foi descrever os processos de subjetivação entre o docente de Matemática e os seus alunos neste dispositivo. A partir das leituras de Foucault (1994, 1995, 2010), Deleuze (1990, 2005, 2011), Queiroz (2013, 2015, 2016), Tártaro (2016), Rolnik (1989), dentre outros, utilizamos o método da cartografia – relacionada à subjetividade humana –investigando e descrevendo as práticas de subjetivação entre o docente de Matemática e alguns alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Agreste de Pernambuco. Foram realizados encontros, mesclando teoria e prática, com o professor e os alunos selecionados. Para seleção dos oito alunos, utilizamos um questionário. Posteriormente, observamos dez aulas de Matemática. Na etapa seguinte, foram realizados os mapas narrativos, seguidos de diálogos e registros escritos das marcas produzidas, a partir de imagens que retratam a Modernidade Líquida, estudada por Bauman (2001). A partir da cartografia, foi possível caminhar pelas subjetividades dos participantes, sem nos preocuparmos em chegar a um caminho único ou resposta única. O que buscamos foi descrever os movimentos ocorridos rizomaticamente: agenciamentos, subjetivações, rotas de fuga, desterritorialização, afetações, os quais atravessaram os protagonistas daquele dispositivo, naqueles momentos vivenciados, e que também nos transpassaram. Portanto, acreditamos na relevância desta pesquisa, no sentido de proporcionar a nós, enquanto professoras-pesquisadoras-cartógrafas, pensamentos e conhecimentos sobre as relações de forças diversas que compõem as subjetivações e os devires dos sujeitos pós-modernos, e ao feedback que será dado à escola para que, de alguma forma, possamos contribuir na qualidade da Educação Matemática.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34327
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Marta Maria de Lima Sales.pdf2,81 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons