Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34327

Share on

Title: Solidez da escola na pós-modernidade: uma viagem pelos caminhos das subjetividades de alguns alunos e de um docente em matemática
Authors: SALES, Marta Maria de Lima
Keywords: Pós-modernismo e educação (Pernambuco); Diferença (Filosofia); Cartografia (Pernambuco); Matemática – estudo e ensino; Professor e alunos (Pernambuco)
Issue Date: 19-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa, em consonância com a Filosofia da Diferença, buscou estudar as relações de forças existentes no dispositivo sala de aula de Matemática do atual Mundo Líquido. Mediante os questionamentos: No atual Mundo Líquido, o que faz o docente de Matemática para subjetivar seus alunos a participarem das aulas e aprender? Como os alunos subjetivam o docente de Matemática para que este permaneça motivado a ministrar suas aulas? Nosso objetivo foi descrever os processos de subjetivação entre o docente de Matemática e os seus alunos neste dispositivo. A partir das leituras de Foucault (1994, 1995, 2010), Deleuze (1990, 2005, 2011), Queiroz (2013, 2015, 2016), Tártaro (2016), Rolnik (1989), dentre outros, utilizamos o método da cartografia – relacionada à subjetividade humana –investigando e descrevendo as práticas de subjetivação entre o docente de Matemática e alguns alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Agreste de Pernambuco. Foram realizados encontros, mesclando teoria e prática, com o professor e os alunos selecionados. Para seleção dos oito alunos, utilizamos um questionário. Posteriormente, observamos dez aulas de Matemática. Na etapa seguinte, foram realizados os mapas narrativos, seguidos de diálogos e registros escritos das marcas produzidas, a partir de imagens que retratam a Modernidade Líquida, estudada por Bauman (2001). A partir da cartografia, foi possível caminhar pelas subjetividades dos participantes, sem nos preocuparmos em chegar a um caminho único ou resposta única. O que buscamos foi descrever os movimentos ocorridos rizomaticamente: agenciamentos, subjetivações, rotas de fuga, desterritorialização, afetações, os quais atravessaram os protagonistas daquele dispositivo, naqueles momentos vivenciados, e que também nos transpassaram. Portanto, acreditamos na relevância desta pesquisa, no sentido de proporcionar a nós, enquanto professoras-pesquisadoras-cartógrafas, pensamentos e conhecimentos sobre as relações de forças diversas que compõem as subjetivações e os devires dos sujeitos pós-modernos, e ao feedback que será dado à escola para que, de alguma forma, possamos contribuir na qualidade da Educação Matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34327
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Marta Maria de Lima Sales.pdf2,81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons